Obama é reeleito presidente dos EUA

Barack Obama deve continuar morando na Casa Branca por mais alguns anos com a sua família, afinal, ele superou o seu adversário Mitt Romney…

Barack Obama deve continuar morando na Casa Branca por mais alguns anos com a sua família, afinal, ele superou o seu adversário Mitt Romney nas urnas e se reelegeu presidente dos Estados Unidos. A vitória de Obama foi anunciada oficialmente nesta quarta-feira (7).

Com a vitória, Obama permanece mais quatro anos no poder. (Foto:Divulgação)

Embora a apuração dos votos não esteja totalmente concluída, Obama já está reeleito. No voto popular, ele conta com 56.129.652, contra 54.674.214 do rival republicano. De um total de 538 votos, o democrata tem 303 votos contra 206 de Romney. Tecnicamente, 270 votos já garantiam a vitória de Obama nas urnas americanas, mas ele superou o esperado.

A vitória de Obama

Representante dos democratas, Obama demonstrou satisfação por ter conquistado novamente a liderança do país mais poderoso do mundo. Ele afirmou que, nos próximos quatro anos de governo, pretende implantar um programa de mudanças a favor dos americanos.

Quando ficou sabendo da sua reeleição, Obama teve dificuldades para iniciar o discurso, mas conseguiu se comunicar brilhantemente com a multidão de eleitores. O presidente dos EUA fez uma declaração de amor à primeira-dama Michelle e às suas filhas, Sasha e Malia. Ele também agradeceu a equipe de campanha e parabenizou o adversário Mitt Romney pelo desempenho.

Saiba mais: Fotos de Obama no Brasil 2011

Desempenho de Obama nas urnas excedeu as expectativas. (Foto:Divulgação)

Durante o seu discurso, Obama declarou que está esperançoso quanto ao futuro do país. Ele também comentou sobre alguns dos seus principais planos de governo, como a necessidade de diminuir a dependência do petróleo estrangeiro, de reformar o código tributário e aprovar a lei de imigração.

As pesquisas sobre intenção de voto, realizadas dias antes da eleição, mostravam um empate técnico entre Obama e Romney. No entanto, havia uma pequena vantagem do presidente em alguns dos chamados ‘estados-chaves’.

Continuar Lendo  Tinoco morre na madrugada dessa sexta-feira (4)

Durante suas respectivas campanhas, os dois candidatos à presidência incentivaram o voto dos americanos, afinal, nos Estados Unidos a participação nas urnas não é algo obrigatório. Juntos, Obama e Romney movimentaram US$ 2 bilhões de dólares, destinando a maior parte da verba para a propaganda.

As expectativas para o governo de Obama

Foto da vitória de Obama é a mais 'curtida' de todos os tempos, diz Facebook. (Foto:Divulgação)

Ao longo da sua campanha para conquistar o segundo mandato, Obama sustentou slogans sobre mudança e esperança. Ele também defendeu a ideia de uma América Avançada, que vai dar a volta por cima e superar vários problemas.

Muitas promessas também foram feitas na primeira campanha de Obama à presidência dos EUA, mas nem todas foram cumpridas. Atualmente o país enfrenta problemas econômicos e o trabalho do democrata parece promover uma recuperação muito lenta.

Para o Brasil, a reeleição de Obama é vantajosa, pois o presidente facilitou a relação entre os dois países. A emissão de visto americano se tornou mais simples e o etanol também passou a ser mais valorizado.

Relembre: Posse de Barack Obama para Presidente dos EUA: Fotos e Vídeos

Top