Obama anuncia que as tropas americanas deixarão o Iraque até o fim do ano

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou, hoje, que o país cumprirá a promessa de retirar todos os seus soldados do Iraque até…

Por Editorial MDT em 21/10/2011

Imagem: Joshua Roberts / Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou, hoje, que o país cumprirá a promessa de retirar todos os seus soldados do Iraque até o fim deste ano.

A volta para casa acontece quase nove anos depois da chegada das tropas em solo iraquiano e coloca fim a guerra, iniciada em 2003 por seu antecessor, George Bush. Desde 31 de agosto de 2010, os soldados americanos terminaram com os combates. Contudo, aproximadamente 39 mil deles ficaram para fazer treinamentos e assessorar tropas do Iraque.

O anúncio foi feito na Casa Branca, após videoconferência com o premiê do país árabe, Nuri al-Maliki. A negociação,  quanto a permanência de um pequeno número de tropas americanas no local,após o prazo estabelecido para a retirada,fracassou. Segue o prazo estimado pela administração Bush

Líderes do Iraque queriam que um número de 5 mil soldados permanecessem, para servirem como instrutores, mas, se negavam a conceder imunidade legal perante a justiça. A condição foi recusada pelo comando militar do Pentágono.

Segundo informações da Folha Online, 150 soldados devem permanecer no país, para fazer a proteção da embaixada americana e de seus funcionários e diplomatas em Bagdá. Em 2008, os Estados Unidos chegou a ter 165 mil soldados no Iraque. De acordo com o Departamento de Defesa americano, cerca de 4.800 de seus militares morreram desde o início da guerra.

Top