O Windows completa 26 anos

PUBLICIDADE

Quando a primeira versão do Windows foi anunciada por Bill Gates no dia 10 de novembro de 1983, ninguém imaginaria que o Windows se tornaria o sistema operacional mais utilizado em todo o mundo. O Windows só chegaria efetivamente às lojas dois anos depois (20/11/1985) e, acredite ou não, ele já trazia boa parte dos recursos mais populares das versões mais atuais do sistema operacional.

O período ficou conhecido como uma verdadeira revolução nos computadores, já que pela primeira vez não era mais preciso conhecer linhas de comando para passar instruções para a máquina. O Windows 1.0 foi o primeiro sistema da Microsoft a adotar o mouse e ícones coloridos na tela. Isso facilitou muito a sua popularização entre os usuários que até então nunca tinham utilizado um computador.

Pouca gente sabe, mas o Windows não foi o primeiro sistema operacional a utilizar uma interface gráfica e o mouse como periférico. Na época, já existia o VisOn, da empresa TopView e o Machintosh da Apple, ambos inspirados em um modelo criado pela Xerox.

PUBLICIDADE

Já na primeira versão do Windows, podemos observar esquemas de programas em janelas e as barras de rolagem. Também estavam presentes programas como bloco de notas, Windows Explorer, calculadora, relógio e os primeiros jogos para Windows.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.