terça-feira, 4 de outubro de 2022 - 04/10/2022 05:12:33
MundodasTribos

Surgindo com maior frequência após a Segunda Guerra Mundial, os blocos econômicos são, hoje em dia, algo extremamente comum na política internacional. Sempre que determinados países tem um objetivo em comum, especialmente numa região em específico, este tipo de associação é utilizada.

Mas o que são exatamente os blocos econômicos? Qual sua finalidade? Te explicamos melhor do que se trata a seguir.

O que este artigo aborda:

O que são blocos econômicos?

Tendo vários países como membros, os blocos econômicos são associações que tem como principal objetivo formar um mercado regional comum que fornece benefícios tarifários para seus participantes.

O que são blocos econômicos

Fonte/Reprodução: original

Existem diversos tipos de blocos e benefícios oferecidos pelos mesmos. Por exemplo, os blocos econômicos podem oferecer união aduaneira, união política e monetária, ou zonas de livre comércio e um mercado comum.

Qual a história dos blocos econômicos?

Os blocos econômicos começaram a surgir principalmente após a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, com uma nova fase na economia global, que deu início a uma integração maior entre os países, gerando assim o que muitos chamam de globalização.

Com intenção de manter seus mercados funcionando e em crescimento, diversos países formaram alianças comerciais que tiveram consequências tanto internas quanto externas.

O primeiro bloco econômico conhecido foi o Benelux, formado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Quais as características dos blocos econômicos?

Os blocos econômicos se dividem em quatro características específicas: zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum, e união econômica e monetária, onde cada uma complementa a anterior.

  • Zona de Livre Comércio: Aqui, visando produtos e lucro, os países membros dos blocos econômicos se unem para liberar mercadorias e capitais dentro dos seus limites territoriais, de forma gradual;
  • União Aduaneira: Sendo uma evolução da zona de livre comércio, neste caso os blocos econômicos, além de realizarem a liberação de mercadorias e capitais, é criado uma TEC, Tarifa Externa Comum, para negociações com países que não fazem parte do bloco;
  • Mercado Comum: Junto com a zona de livre comércio e união aduaneira, essa característica dos blocos econômicos busca ampliar ainda mais as relações entre os países membros. Padronizando leis trabalhistas e legislações econômicas, além de ter livre circulação de pessoas entre os membros. Outro ponto importante é que as empresas originárias dos países membros podem se instalar em qualquer um dos territórios do bloco;
  • União Econômica e Monetária: Sendo o estágio máximo dos blocos econômicos, aqui existem todas as características anteriores, junto também da adoção de uma única moeda e a criação de um banco central do bloco.

Já que entendemos os tipos de blocos econômicos, vamos partir para os principais, como é o caso do Mercosul e União Europeia.

Quais os principais blocos econômicos?

Atualmente, são cinco principais blocos econômicos conhecidos mundialmente, sendo representantes de três continentes.

  • União Europeia: Mais conhecido dos blocos atuais e que reverbera desde o Benelux, criado em 1944, a UE é o que tem mais integrantes. O bloco possui várias características, inclusive a adoção de uma moeda única, o Euro, contudo, nem todos os países membros adotaram a moeda;
  • NAFTA: O Acordo Norte-Americano de Livre Comércio, ou NAFTA, da abreviação em inglês, foi iniciado em 1989, com Estados Unidos e Canadá como membros. Atualmente, o México também faz parte do bloco, havendo uma pequena interação econômica entre os membros;
  • Mercosul: Bloco cujo o Brasil é membro, o Mercado Comum do Sul, ou Mercosul, foi iniciado em 1990 e, atualmente, representa o maior PIB da américa latina. Com dez membros, o bloco possui trocas comerciais e até mesmo a livre circulação de pessoas entre seu território.
  • Asean: Um dos blocos econômicos do continente asiático, a Associação das Nações do Sudeste Asiático foi criada em 1967 e conta como membros os países do sudeste asiático, tendo como objetivo o seu desenvolvimento econômico através de sua união aduaneira;
  • Apec: Contando com 21 membros, a Asia-Pacific Economic Cooperation tinha como objetivo, quando criada em 1989, criar uma zona de livre comércio entre os países banhados pelo oceano pacífico, porém, diversas divergências impedem até hoje que isso seja implantado inteiramente.

Atualmente estes são os principais.

Quais as vantagens dos blocos econômicos?

Graças às suas trocas e transações econômicas amplas, os blocos econômicos são extremamente vantajosos para seus países membros, sobretudo os menos desenvolvidos.

Quais as vantagens dos blocos econômicos

Fonte/Reprodução: original

Além disso, existe a possibilidade da rápida instalação de empresas nacionais no território dos países membros, o que gera uma movimentação econômica ainda maior, especialmente em blocos com a livre circulação de pessoas entre os membros.

Desvantagens?

Contudo, é importante salientar também que existem alguns fatores que acabam prejudicando alguns países membros de blocos econômicos. Um deles, por exemplo, é o protecionismo econômico que existe com relação a negociações entre países que não fazem parte do bloco, ou até mesmo questões culturais, como xenofobia.

Qual a importância dos blocos econômicos?

Em épocas de complicações econômicas, como foi o caso da época pós Segunda Guerra, os blocos econômicos são cruciais para a facilitação da movimentação econômica, podendo inclusive recuperar a economia de um país.

Além do desenvolvimento econômico, isso gera outros tipos de desenvolvimentos, como o social, com geração de empregos e renda, tirando famílias de situações de extrema pobreza.

Desde suas criações, os blocos econômicos são uma estratégia que pode mudar completamente a situação econômica e social de um país, desde que as negociações sejam feitas de forma que beneficiem todos os membros. Com isso, como muitos dizem, todos ganham.

O conteúdo "O que são os blocos econômicos?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Financeira Midway

Financeira Midway

Ventilador de Teto com Controle Remoto – Preços, Onde Comprar

Ventilador de Teto com Controle Remoto – Preços, Onde Comprar

Ingressos para Convenção Nacional de fãs de Star Wars no Rio 2015

Ingressos para Convenção Nacional de fãs de Star Wars no Rio 2015

Tendências para os Cabelo – Verão 2012

Tendências para os Cabelo – Verão 2012

Entenda a diferença entre PIS, Pasep, NIT e NIS

Entenda a diferença entre PIS, Pasep, NIT e NIS

Cursos gratuitos Cepef, MS 2012

Cursos gratuitos Cepef, MS 2012