O que são e para que servem os folhetos digitais?

Lucas 10/05/2022 Tecnologia

Na era digital, é comum se deparar com várias versões on-line de produtos e serviços comuns, como livros (famosos e-books), jornais e muito mais. Para quem gosta de fazer compras, as empresas disponibilizam sites, aplicativos e folhetos virtuais. Mas você sabe o que são folhetos digitais?

folhetos digitais

Os folhetos digitais são semelhantes aos físicos, porém, podem ser acessados pelo computador ou celular. Ou seja, os consumidores não precisam esperar chegar a uma loja para terem acesso aos novos preços e promoções. Entenda a seguir como funciona esse formato de divulgação e por que ele é tão vantajoso para o público e as marcas!

O que é e para que servem os folhetos digitais

Os folhetos digitais têm o mesmo objetivo daqueles de papéis, que é informar o público sobre os preços e promoções de um estabelecimento. Ainda hoje, muitas lojas e grandes redes de mercados entregam aos consumidores um panfleto, assim que eles chegam. 

A diferença está no formato, assim como nas vantagens adicionais que só os folhetos digitais possuem. Na versão on-line, os compradores podem se informar antes de sair de casa sobre os preços praticados nas lojas. Dessa forma, é possível até comparar valores em vários estabelecimentos e optar por aquele que melhor cabe no bolso. 

Existem até plataformas específicas para isso. Esse é o caso do Kimbino.com.br, onde há uma grande variedade de marcas e lojas para serem consultadas. Para as compras do mês, por exemplo, o público pode comparar as redes Extra, Pão de Açúcar e Carrefour. Já se o intuito for adquirir um eletrodoméstico, Casas Bahia, Lojas Cem e Ricardo Eletro podem ser as lojas escolhidas. 

Durante a pandemia, a necessidade de comparar preços em casa aumentou. Afinal, boa parte das pessoas estava evitando fazer compras presenciais. Quando se observa o tempo gasto para saber os preços em um panfleto on-line e visitar uma loja, as diferenças são imensas. Além das horas, o consumidor ainda precisa se deslocar e gastar com transporte, a menos que os estabelecimentos sejam muito próximos.

Vantagens e diferenciais dos folhetos digitais 

Muitas empresas não conseguem atualizar os preços dos produtos no site, em especial os mercados, onde os valores mudam toda semana. Por conta disso, é mais vantajoso lançar as promoções em um material de comunicação específico, como os folhetos digitais. 

Outro aspecto positivo é que, diferentemente de outras plataformas on-line, o cliente consegue ter uma noção mais ampla dos produtos praticados. Afinal, em uma página, ele se informa sobre os preços de diferentes itens. 

A sustentabilidade também é um aspecto positivo que os panfletos digitais oferecem. Tanto que alguns acreditam que em breve os comunicados impressos deixarão de existir. Em vez de chegar aos mercados procurando por promoções, a tendência é que o público esteja cada vez mais focado e com o celular nas mãos para fazer as comparações, ainda mais em tempos de altas nos preços.

Em tempos de inflação, como agora, saber onde está mais barato é essencial para abastecer a residência. Isso porque, além da escala nos preços, que afeta todos os produtos, ainda existe a diferença de valores entre estabelecimentos. Então, a informação passa a valer ouro na hora de economizar – seja em uma compra do mês ou em um eletrodoméstico. 

A confiabilidade das informações é outra vantagem que deve ser mencionada. Como os panfletos virtuais são disponibilizados pelas próprias empresas, os consumidores podem confiar. Por sua vez, nas redes sociais, é comum encontrar descontos até altos que não condizem com a realidade, ou seja, os famosos golpes

Como se percebe, os folhetos digitais são mais do que os panfletos que todos conhecem. São uma nova forma de comunicação que beneficia as redes e, principalmente, os consumidores que desejam comparar os preços.

Outros artigos