O que pode acontecer com quem não usa fio dental?

Muitos indivíduos possuem receio em comparecer ao dentista. Devido a isso, acabam criando desculpas para evitar a consulta odontológica. No entanto, consultar um dentista é essencial para manter um hálito saudável e refrescante. Além disso, é muito importante escovar os dentes a cada término de refeição, de modo a evitar a proliferação de cáries. Por outro lado, o uso de fio dental ainda é uma controvérsia. Saiba o que pode acontecer com quem não usa fio dental.

Saiba como passar o fio dental corretamente. 

A escovação, associada ao udo do fio dental ajuda a prevenir o mau hálito. (Foto: divulgação)

Problemas relacionados ao não uso do fio dental

A maioria dos indivíduos se lembra de escovar os dentes após cada refeição. No entanto, muitas vezes o fio dental acaba sendo esquecido. É a partir daí que as doenças periodontais se iniciam, como os sangramentos gengivas, entre outros.

Colocar muita força na escovação pode afetar a saúde bucal

Utilizar muita força durante a escovação pode ocasionar retração da gengiva, trazendo como resultado a exposição da raiz dos dentes e aumento da sensibilidade. A gengiva mais retraída ou com sulcos  também colaborar com o depósito de restos alimentares que favorecem o mau hálito.

Tratamento odontológico adequado

A visita ao dentista deve ser de rotina. Isso porque através dela é possível prevenir a existência de doenças periodontais que podem trazer graves consequências à vida dos indivíduos.

O uso do fio dental é essencial para ter uma saúde bucal. (Foto: divulgação)

Má escovação X outras doenças

O cuidado inadequado com os dentes pode ocasionar diversos problemas ao organismo. Entre eles, o risco aumentado de acidentes vascular cerebral e problemas cardíacos são os mais preocupantes. Nesses casos, os microrganismos da boca atingem a circulação e se instalam nas artérias coronárias ou cerebrais, afetando a nutrição de sangue nesse órgãos.

A escovação deve ser um hábito desde a infância

Desde que as crianças apresentem os primeiros dentes de leite, a escovação deve existir. É importante que o uso do fio dental aconteça antes e após a escovação, de forma que a retirada dos restos alimentares aconteça adequadamente.

O uso do fio dental na população

O uso do fio dental, associado a uma escovação adequada, traz grandes benefícios à vida dos indivíduos. Segundo dados, apenas 5% da população mundial faz uso desse produtos tão eficaz. É imprescindível que o indivíduo adquira o uso do fio dental, de modo a prevenir doenças periodontais.

Saiba mais sobre o uso do fio dental. (Foto: divulgação)

Para ter uma saúde bucal, o indivíduo deve ter uma escovação correta associada ao uso do fio dental. Após conhecer mais sobre os benefícios do fio dental, basta adotá-lo a sua rotina.

Saiba como fazer a limpeza de dente em casa.

Reply