O que não pode faltar na decoração da sua sala

A sala de estar é a principal área social da casa e desempenha o papel de recepcionar as visitas. Neste cômodo da casa as…

Por Isabella Moretti em 28/12/2011

O sofá é a peça-chave para decorar a sala.

A sala de estar é a principal área social da casa e desempenha o papel de recepcionar as visitas. Neste cômodo da casa as pessoas costumam se reunir para uma boa conversa ou mesmo para algumas horinhas de descanso. Diante da sua importância no lar, alguns elementos não podem faltar na decoração da sala.

Antes de desenvolver um projeto, é necessário verificar o tamanho do cômodo e buscar as melhores soluções para aproveitar o espaço. No caso de ambientes pequenos, os moradores precisam se apropriar de truques para favorecer a sensação de amplitude, como é o caso das paredes brancas e dos espelhos.

Outro aspecto determinante para a decoração da sala de estar é o estilo. Antes de definir os móveis e acessórios, procure determinar um estilo que vai influenciar nas escolhas. O cômodo pode ser moderno, retrô, romântico, clássico, minimista ou clean. São várias as inspirações para decorar e obter os melhores resultados.

Elementos importantes na sala

– Um sofá confortável: o cômodo é um espaço de descanso e relaxamento, por isso necessita de uma boa acomodação. O móvel deve ser bem estofado, com uma estrutura resistente e linhas que valorizem o estilo da sala.

Os modelos de sofás encontrados a venda nas lojas variam quanto às cores, tamanho e design, sendo que as peças lisas são as mais indicadas para a decoração da sala. Dá para usar uma peça do jogo de sofá combinada às poltronas.

Com a tendência color blocking em alta na decoração, adotar um sofá de cor berrante na sala com paredes neutras representa uma alternativa moderna, ousada e contrastante. Para as casas mais discretas, o sofá em tons neutros é o mais indicado. Diferente das expectativas de outras décadas, os estofados inspiradores não possuem excesso de estampas.

Sala espaçosa e bem decorada.

– Espaço favorável: quando a sala é pequena demais é necessário otimizar a área e pensar numa boa distribuição dos móveis básicos. A organização precisa ser mantida no cômodo através da mobília, mas a circulação de pessoas não pode ser prejudicada. Em salas grandes, cuidado para não deixar lacunas na hora de decorar e abuse de elementos decorativos mais ousados.

– Iluminação adequada: a sala necessita de uma luz na dose certa, capaz de deixar o ambiente receptivo e aconchegante. Durante o dia, é interessante aproveitar a claridade natural que entra pela janela e abusar dos acessórios transparentes para otimizar o efeito. Durante a noite, use uma lâmpada florescente em um ponto focal no teto para deixar a área bem iluminada.

– Têxteis charmosos: vista a janela com cortinas longas e claras, se preocupando também com a leveza e fluidez dos tecidos. No chão da sala, experimente adotar um tapete que respeite o padrão de cores e deixe o look da divisão mais charmoso. A busca por equilíbrio revela que o sofá neutro combina melhor com o tapete estampado, enquanto o sofá com estampa pede tapete neutro.

Móveis básicos decoram uma sala moderna.

– Móveis básicos: o sofá não se apresenta como o único item mobiliário da sala, é necessário inserir poltronas, estantes e mesa de canto se houver espaço. Prefira as peças de madeira porque são resistentes e neutros.

– Combinação de cores: o uso de cores quentes deixa o ambiente mais energizado e alegre, enquanto a decoração com tons frios aumenta a sensação de tranqüilidade no cômodo. Ao trabalhar com as cores neutras, será mais fácil ajustar as combinações.

Top