O que não fazer na redação do Enem 2011

Nesse final de semana, nos dias 22 e 23, respectivamente sábado e domingo, será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos…

Nesse final de semana, nos dias 22 e 23, respectivamente sábado e domingo, será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos devem se preparar para a redação, pois sua nota é tão importante quanto às provas objetivas, que terá como tema: Direito e cidadania, identidade dos povos, meio ambiente e novas tecnologias da informação. Esses assuntos podem se tornar tema da redação, que será realizada no domingo, junto com mais 90 questões de matemática, linguagens e códigos.

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2011 que se preparem para a redação, pois os temas já estão definidos. Direito e cidadania, identidade dos povos, meio ambiente e novas tecnologias da informação são os temas que podem se tornar assunto da redação deste final de semana.  A prova de redação será feita no domingo, junto com mais 90 questões de matemática, linguagens e códigos.

No sábado, o exame trará questões das áreas de ciências humanas e da natureza. De acordo com o educador Mateus Prado, afirmar que um desses assuntos será o tema da redação não é dar nenhum chute, pois todos os assuntos são importantes para a avaliação objetiva. Ele diz ainda que, desde 2008, as redações têm a ver com o conteúdo das provas.

A região Sudeste registrou o maior número de inscritos no exame de 2011, com 1.971.958 milhão de candidatos habilitados para as provas. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), A região Nordeste ficou a segunda em número de inscrições (1.692.830) seguido das regiões Sul (667.581), Norte (552.511) e Centro-Oeste (481.900).

Veja abaixo o que não se deve fazer na redação:

1-     A redação do Enem é dissertativa argumentativa, ou seja, você tem que desenvolver o tema deixando explícita sua opinião. Isso não quer dizer que você deve colocar no começo de uma frase o termo “eu acho”. Fazer isso demonstra falta de conhecimento da linguagem, portanto, jamais o faça. O correto é que no primeiro parágrafo você defenda ao menos três argumentos sob seu ponto de vista.

Continuar Lendo  Enem 2011, Resultados, Gabaritos, Correções

Uma redação bem avaliada no Exame Nacional do Ensino Médio deve ter ao menos 5 parágrafos. Como já citamos, no primeiro devem aparecer ao menos três argumentos, no segundo, terceiro e quarto, desenvolva os argumentos apontados no primeiro. Por isso, escolha argumentos no qual você realmente acredita e tenha conhecimento suficiente para argumentar que seu ponto de vista é válido. Nunca defenda uma ideia na qual não acredita, e jamais fique “em cima do muro”. A dissertação permite que você opine, então o faça de maneira clara e objetiva.

2-     Os participantes estão proibidos de levar para a sala de prova lápis, lapiseira, borracha, óculos escuros ou dispositivos eletrônicos. Os celulares devem permanecer desligados e lacrados durante todo o exame. Anotações e consultas a livros também são expressamente proibidas, então nem adianta levar esses objetos. Não corra o risco de esquecer-se de desligar os celular e ele tocar no meio da prova. Algo assim lhe desclassifica imediatamente do exame.

Leve somente caneta esferográfica transparente e contendo tinta preta, conforme o permitido. Qualquer outro material será lacrado e só poderá de ser usado ao fim do exame. Portanto, vá para a prova munido apenas do necessário e evite peso extra na bagagem.

3-     Nunca comece a prova pela redação. Deixe a criação do texto por último, pois durante a leitura das questões suas ideias aflorarão. Mas não vale perder muito tempo nas questões e fazer a redação direto na folha de resposta de qualquer jeito. Controlar o tempo é fundamental em uma prova tão maçante como o Enem.

Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para realizar a prova do sábado e 5 horas e 30 minutos para a avaliação do domingo, que inclui a redação. Os fiscais estarão munidos de relógio e deverão informar o horário aos participantes ao longo do exame. É extremamente proibido fazer a prova com relógio, por isso, pergunte o horário para o fiscal.

Continuar Lendo  Qual a diferença entre Sisu e Prouni?

Top