O que não fazer na redação do Enem 2011

PUBLICIDADE

Nesse final de semana, nos dias 22 e 23, respectivamente sábado e domingo, será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos devem se preparar para a redação, pois sua nota é tão importante quanto às provas objetivas, que terá como tema: Direito e cidadania, identidade dos povos, meio ambiente e novas tecnologias da informação. Esses assuntos podem se tornar tema da redação, que será realizada no domingo, junto com mais 90 questões de matemática, linguagens e códigos.

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2011 que se preparem para a redação, pois os temas já estão definidos. Direito e cidadania, identidade dos povos, meio ambiente e novas tecnologias da informação são os temas que podem se tornar assunto da redação deste final de semana.  A prova de redação será feita no domingo, junto com mais 90 questões de matemática, linguagens e códigos.

No sábado, o exame trará questões das áreas de ciências humanas e da natureza. De acordo com o educador Mateus Prado, afirmar que um desses assuntos será o tema da redação não é dar nenhum chute, pois todos os assuntos são importantes para a avaliação objetiva. Ele diz ainda que, desde 2008, as redações têm a ver com o conteúdo das provas.

PUBLICIDADE

A região Sudeste registrou o maior número de inscritos no exame de 2011, com 1.971.958 milhão de candidatos habilitados para as provas. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), A região Nordeste ficou a segunda em número de inscrições (1.692.830) seguido das regiões Sul (667.581), Norte (552.511) e Centro-Oeste (481.900).

Veja abaixo o que não se deve fazer na redação:

1-     A redação do Enem é dissertativa argumentativa, ou seja, você tem que desenvolver o tema deixando explícita sua opinião. Isso não quer dizer que você deve colocar no começo de uma frase o termo “eu acho”. Fazer isso demonstra falta de conhecimento da linguagem, portanto, jamais o faça. O correto é que no primeiro parágrafo você defenda ao menos três argumentos sob seu ponto de vista.

Uma redação bem avaliada no Exame Nacional do Ensino Médio deve ter ao menos 5 parágrafos. Como já citamos, no primeiro devem aparecer ao menos três argumentos, no segundo, terceiro e quarto, desenvolva os argumentos apontados no primeiro. Por isso, escolha argumentos no qual você realmente acredita e tenha conhecimento suficiente para argumentar que seu ponto de vista é válido. Nunca defenda uma ideia na qual não acredita, e jamais fique “em cima do muro”. A dissertação permite que você opine, então o faça de maneira clara e objetiva.

2-     Os participantes estão proibidos de levar para a sala de prova lápis, lapiseira, borracha, óculos escuros ou dispositivos eletrônicos. Os celulares devem permanecer desligados e lacrados durante todo o exame. Anotações e consultas a livros também são expressamente proibidas, então nem adianta levar esses objetos. Não corra o risco de esquecer-se de desligar os celular e ele tocar no meio da prova. Algo assim lhe desclassifica imediatamente do exame.

Leve somente caneta esferográfica transparente e contendo tinta preta, conforme o permitido. Qualquer outro material será lacrado e só poderá de ser usado ao fim do exame. Portanto, vá para a prova munido apenas do necessário e evite peso extra na bagagem.

PUBLICIDADE

3-     Nunca comece a prova pela redação. Deixe a criação do texto por último, pois durante a leitura das questões suas ideias aflorarão. Mas não vale perder muito tempo nas questões e fazer a redação direto na folha de resposta de qualquer jeito. Controlar o tempo é fundamental em uma prova tão maçante como o Enem.

Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para realizar a prova do sábado e 5 horas e 30 minutos para a avaliação do domingo, que inclui a redação. Os fiscais estarão munidos de relógio e deverão informar o horário aos participantes ao longo do exame. É extremamente proibido fazer a prova com relógio, por isso, pergunte o horário para o fiscal.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.