O que fazer para reduzir o estresse dos estudos

O estresse é um mal que afeta milhões de pessoas. Ele normalmente resulta da sensação de medo, desconforto e preocupação.

O estresse pode prejudicar o desempenho do estudante. (Foto:Divulgação)

Uma pessoa estressada pode sofrer com diversos problemas de saúde por causa do seu estado, como herpes, bruxismo, dermatite atópica, vitiligo e até mesmo câncer. O estresse afeta o organismo principalmente quando o sistema imunológico está fraco.

Em época de vestibulares, os estudantes costumam ficar estressados. Na maioria das vezes, eles sentem que não sabem o suficiente ou não conseguem dar conta do conteúdo que precisam estudar para as provas.

O estresse prejudica o desempenho dos jovens nos estudos. Ele impede a concentração e também compromete o funcionamento da memória, já que pode ocorrer uma diminuição da produção de neurotransmissores.

Dicas para reduzir o estresse e estudar melhor

Confira a seguir uma seleção de dicas para reduzir o estresse nos estudos:

Abandone os pensamentos negativos
Os pensamentos negativos atrasam a vida das pessoas. Eles criam medos, torturam a consciência e impedem a autoconfiança.

Respire fundo. (Foto:Divulgação)

Respire fundo
Antes de começar a estudar, feche os olhos e respire fundo 10 vezes. Este exercício favorece o relaxamento e melhora o desempenho nos estudos.

Faça pausas
O cansaço é inevitável durante uma rotina intensa de estudos. Quando ele começar a se manifestar, é recomendado fazer pausas de 15 minutos. Durante este período, o estudante pode abrir a janela, beber água e deixar a mente descansar pensando em outras coisas.

Encontre motivos para rir
Rir é a melhor forma de combater uma rotina estressante. Ao fazer uma pausa nos estudos, o vestibulando pode entrar em um site de humor e ver alguns vídeos.

Mantenha o sono em dia
Não adianta virar a noite estudando para conseguir dar conta do conteúdo. O corpo e a mente precisam descansar para recuperar a energia. O estudante não deve abrir mão das suas oito horas de sono.

Capriche na alimentação
Existem alimentos capazes de combater o estresse por causa dos nutrientes que possuem. As frutas cítricas, por exemplo, são ricas em vitamina C e fortalecem a imunidade. Já os grãos integrais diminuem o estresse mental causado pelo excesso de estudos. Itens como peixes, castanhas e espinafre também são bem-vindos ao cardápio.

Pratique exercícios físicos. (Foto:Divulgação)

Pratique exercícios físicos
Uma boa forma de combater o estresse é praticando exercícios físicos. O estudante pode fazer uma caminhada de alguns minutos ou praticar um esporte.

Reply