O que fazer para a criança comer nas horas certas

Há crianças que causam uma verdadeira guerra na hora de comer e quando comem, só ingerem o que faz mal. Talvez isso aconteça porque…

Por Editorial MDT em 27/12/2011

Para a criança comer nas horas certas, estabeleça uma rotina diária (Foto: Divulgação)

Há crianças que causam uma verdadeira guerra na hora de comer e quando comem, só ingerem o que faz mal. Talvez isso aconteça porque os seus pais não souberam educá-las de modo que tenham uma rotina diária. Por isso, saiba o que fazer para as crianças comerem nas horas certas.

Impor horários para as crianças é essencial para que a sua dieta aconteça de forma saudável. Portanto, acostume-se a acordá-las, dar-lhes banho,  comida e colocá-las para dormir todos os dias nos mesmos horários. Assim, o relógio biológico delas funcionará bem e as suas refeições serão feitas nos momentos adequados.

Para tanto, quando não for o momento das refeições principais como almoço e jantar, não dê doces ou frituras para os seus filhos, pois isso tirará o apetite delas. Portanto, se eles sentirem fome fora desses horários, dê-lhes frutas, sucos ou pedaços de legumes.

No começo do dia, deve ser feito um bom café da manhã, com todos os alimentos necessários para reporem a energia perdida durante o sono. Pão, requeijão, frutas, bolos sem recheio, sucos e leite são ideais para que as crianças comecem bem o dia.

As frutas são essenciais nos momentos entre as refeições (Foto: Divulgação)

Se os seus filhos levam lanche para a escola, não se esqueça de colocar alimentos saudáveis nas suas lancheiras. Frutas, sucos e pães podem ser facilmente transportados pelos pequeninos. É muito melhor que eles levem o lanche de casa que os comprem na escola, pois nas cantinas, há muitas tentações para elas como lanches gordurosos, salgadinhos, refrigerantes e doces.

Ao chegarem em casa, sirva o almoço e, mesmo que não estejam com fome, faça com que comam pelo menos um pouco. Depois, não lhes dê mais nada para comer até a próxima refeição. Por isso, mesmo que fiquem com fome, deixe-os em jejum para arrumar os seus relógios e fazer com que comam nas horas certas. Do mesmo modo, não coma fora dos horários, porque os seus filhos desejarão te imitar. Então, seja um bom espelho para eles e entre na rotina também.

As crianças são educadas através da rotina. Portanto, estabeleça uma em que os horários de comer sejam pontuais. Somente desse jeito, você conseguirá fazer com que as crianças comam nas horas certas.

Top