O Que Fazer em Casos de Desmaios

PUBLICIDADE

Muitas situações de primeiros socorros são desconhecidas do grande público. Mesmo que a maioria delas, seja mais comum do que se parece, as pessoas não são comumente instruídas para realizarem atos de primeiros socorros, isso, por diversos motivos. Muitos educadores e pedagogos defendem que aulas escolares como as de Educação Física, deveriam focar muito mais em um conteúdo instrucional sobre o funcionamento do corpo humano, assim como preparar os alunos para situações em que, um conhecimento específico pode salvar uma vida. Em algumas escolas, normalmente as particulares, os primeiros socorros são tidos como matérias extracurriculares, mas que constam, em algum momento, na vida de aprendizado de jovens e crianças.

Independente de quem já aprendeu ou não tais informações, é possível encontrar na internet os procedimentos para muitos dos casos de urgência, onde, saber o que realizar como ação, e, também, como realizar, pode salvar vidas, inclusive a sua. Entre estas muitas possibilidades de obter informações sobre, estão muitas dicas de como proceder em casos específicos, como, por exemplo, o que fazer em casos de desmaios ou síncopes (termo utilizado pelos profissionais da área para descrever o acontecimento).

O desmaio (ou síncope), nada mais é do que a perda dos sentidos, ao mesmo tempo em que associada ao relaxamento completo dos músculos. O desmaio é um acontecimento que pode vir a ocorrer de forma inesperada, ou também como resultado de outros sintomas como vertigem, náuseas, entre outros. A duração do desmaio pode variar, sendo, geralmente, com duração de minutos, mas podendo, também ter um prolongamento maior. No entanto, de acordo com os profissionais da área, o período de estado do desmaio não tem relações com a gravidade da causa resultante. E estas causas são inúmeras e, exatamente por isso, não há como prever tais acontecimentos.

No entanto, se não há como prever, há procedimentos para como agir em casos de desmaios. Sendo assim, aqui vão os passos necessários para esta situação: primeiramente, antes de qualquer iniciativa, só preste qualquer ajuda à pessoa desmaiada se você se sentir em condições completas para tal. Na dúvida, é mais prudente encontrar uma pessoa que possa socorrer o desmaiado.

PUBLICIDADE

Agora, em caso de estar frente à situação, é importante que se mantenha a calma e se certifique que a pessoa continua respirando. Em caso negativo, conhecer técnicas de reanimação cardiopulmonar é a melhor solução, agora, em caso positivo, deite a pessoa de lado e, em caso de mulheres grávidas, deite-a do lado esquerdo, para que o sangue circule melhor. Com a respiração aliviada, levante as pernas do desmaiado em até 30 centímetros e procure manter ar fresco em volta, afastando possíveis curiosos. Em caso de ambientes fechados, procure, imediatamente, fazer o ar circular no local. Após isso, chame uma ambulância, ou em caso de reanimação, acompanhe a pessoa até o pronto-socorro mais próximo.

Muitos sites oferecem informações mais completas, que também podem ser levadas em consideração. Como o texto obtido no site Cuidados Saúde.com ou ainda as informações obtidas no site MedCenter.com.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.