O que fazer em caso de tombos e pancadas

O que fazer em caso de tombos e pancadas

O que fazer em caso de tombos e pancadas? Essa dúvida é comum a muitos pais, que não sabem que atitudes tomar em casos…

Por Andre em 04/07/2015

O que fazer em caso de tombos e pancadas? Essa dúvida é comum a muitos pais, que não sabem que atitudes tomar em casos como quedas, bolada na cara e outros problemas, que podem surgir no dia a dia das crianças.

O que fazer em caso de tombos e pancadas (Foto Ilustrativa)

Andar de bicicleta, jogar bola, brincar de pega-pega e guerra de travesseiro são brincadeiras divertidas e adoradas pelas crianças. Mas na hora de brincar, muita gente se esquece da proteção, e é aí que costumam surgir os problemas.

Mesmo as brincadeiras inofensivas podem se tornar perigosas, caso determinados cuidados não sejam tomados. E quando pequenos acidentes acontecem, o que devemos fazer? Confira, a seguir, algumas dicas de primeiros socorros.

Dor de ouvido em crianças: o que fazer

O que fazer em caso de tombos e pancadas

Muitas crianças acabam se machucando durante as brincadeiras (Foto Ilustrativa)

Durante a brincadeira o seu filho caiu e bateu o rosto no chão? O que fazer em caso de pancada na cabeça? Em situações como essa, geralmente o rosto fica inchado e pode sair sangue no nariz ou em algum corte que surgiu após a queda.

Para aliviar o inchaço, você pode colocar gelo na testa e em outras partes inchadas, enquanto para estancar o sangue, vale usar gaze, após higienizar o corte. Fique atento a sinais como hematomas debaixo dos olhos, inchaço, dor e sangramento, pois pode significar que há fratura no nariz ou outra parte do rosto. Nesse caso, procure o médico o mais rápido possível.

Para parar sangramento, você pode usar gaze (Foto Ilustrativa)

O que fazer quando a criança está com febre

O mesmo cuidado é preciso ter com outros tipos de tombos, que podem resultar em machucados nas pernas, costas, braços e outras partes do corpo. O ideal é verificar se há algum corte ou hematomas, fazer a limpeza do local e usar gelo para desinchar e gaze para estancar o sangramento. Situações mais graves requerem o atendimento médico imediato.

Outras dicas de primeiros socorros

A compressa de gelo pode trazer alívio para várias situações de pancadas (Foto Ilustrativa)

Já com relação às pancadas nos olhos, como acontece em um caso de bolada no olho, durante um jogo de futebol, por exemplo, os primeiros socorros são ainda mais importantes, já que se trata de uma região bastante sensível do corpo.

Sangue no ouvido: o que pode ser, causas e tratamento

Algo interessante de se fazer é lavar os olhos com água limpa e colocar uma compressa com gelo, mas dependendo da situação, o melhor é nem encostar nos olhos, para evitar a piora do quadro. Fique atento aos sintomas (dor, visão embaçada, sensação de que há algo no olho, etc), que muitas vezes não são imediatos, e se o desconforto incomodar, não deixe de ir ao médico imediatamente.

Leia mais sobre essas e outras dicas navegando pelo Portal Mundo das Tribos.

Top