O que faz um Arquiteto da Informação

A arquitetura da informação – AI, é uma profissão que existe desde a década de 70, porém somente nos últimos anos, com a globalização…

A arquitetura da informação – AI, é uma profissão que existe desde a década de 70, porém somente nos últimos anos, com a globalização e o rápido avanço das mídias e tecnologias e também incentivadas pela inclusão digital, o arquiteto da informação passou a ser um profissional valorizado, pois podemos dizer que de sua atuação depende a organização das informações do mundo virtual. Sem o arquiteto da informação facilmente nos perderíamos frente ao número imensurável de informações que temos acesso ao penetrar no insondável mundo da internet. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre essa fascinante profissão.

Origem da profissão de AI
Quando qualquer um de nós, em nossa casa ou local de trabalho, organizamos gavetas, armários, documentos, livros, etc., estamos praticando a atividade que é a base natural da arquitetura da informação, que está diretamente relacionada com a taxonomia, ciência de classificar e organizar segundo critérios específicos, documentos, objetos, elementos, seres, lugares, sempre seguindo esquemas pré-determinados de acordo com o interesse. Assim, podemos dizer que o AI se originou da necessidade de organizar dados e informações, necessidade essa que foi se tornando maior e mais relevante com a globalização e o aumento vertiginoso de acesso a informações, desde as mais relevantes as mais banais.

Formação do profissional
Não existe um curso de graduação especifico no Brasil para formar Arquitetos da Informação, existem sim cursos de pós-graduação AI, especialização e cursos técnicos. A maioria dos profissionais que se destacam nesse ramo se profissionaliza através da prática e possuem formação em alguma área de informática e/ou comunicação, entre outras.

O que faz o Arquiteto da informação?
Segundo Richar Saul Wurman (1976), o AI é o profissional com capacidade e habilidade para captar, ordenar, organizar e classificar um grande volume de informações que surgem ininterruptamente, transformando toda complexidade das informações em dados simples, ou seja, coleta todas as informações, compila, organiza e transforma, criando caminhos de acesso e inter-relacionando as informações complementares de forma lógica e clara.

Leia Também:  Trabalhar na Livraria Saraiva

Atuação e mercado de trabalho em AI
Atualmente a atuação do AI se concentra mais na criação e gerenciamento de banco de dados, em interfaces virtuais, classificando, formatando, rotulando e dispondo de forma prática e funcional conteúdos e web sites, por exemplo. Realiza projetos de esquemas de navegação com base no perfil de usuários, buscando atender seus interesses e necessidades, sempre de forma clara e simplificada. O profissional tem um campo de trabalho em ascensão e bom salário, de acordo com o potencial profissional. Grande empresas, bancos, seguradoras e empresas de vários portes, com interfaces virtuais necessitam da atuação do arquiteto da informação.

Top