quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 17:04:31
MundodasTribos

Durante a pandemia do Covid-19, o encontro presencial para realizar negócios se tornou inviável. Por isso, um documento em especial ficou em alta, mas você sabe o que é um certificado digital? É isso que vamos explicar no decorrer do texto.

Os certificados digitais, então, já existentes, se tornaram ainda mais populares — e, agora, indispensáveis! — para comprovar a identidade de pessoas (sejam elas físicas ou jurídicas); evitar a quebra do isolamento social; e, de quebra, facilitar processos burocráticos para que eles ocorram de maneira mais rápida e eficiente.

Porém, há vários tipos de certificados digitais, com diversos propósitos e diversos tipos de proteção (criptografia). Confira, logo abaixo, o que é um certificado digital, quais são os tipos, quais são as diferenças entre eles e por que os certificados digitais são tão importantes para o futuro!

O que este artigo aborda:

O que é um certificado digital?

Em resumo, o que é um certificado digital? O certificado digital atua como um CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) virtual.

O que é um certificado digital

Fonte/Reprodução: original

É uma carteira de identidade para o universo virtual, uma versão de todos os seus documentos de maneira segura (autenticação através de criptografia) e é possível garantir a identificação de alguém — ou de uma instituição — sem a necessidade de uma introdução presencial.

Como funciona?

O certificado digital vai atuar como uma identificação de uma empresa, ou de alguém, em formato digital. Possui a mesma legitimidade de quaisquer documentos originais, e físicos, porém sua apresentação não se dá por meios tradicionais, em papel.

Além disso, também servem para prestar declarações à Receita Federal; acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte); CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados); e até acessar os serviços virtuais da Caixa Econômica Federal.

Quais são os diferentes tipos de certificados digitais?

Essencialmente, há dois tipos de certificados digitais: aqueles que servem para identificação do assinante (tipo A), e aqueles que servem para garantir o sigilo das informações contidas no documento para só ser acessado por quem tiver acesso autorizado.

Quais são os benefícios do uso de certificados digitais?

Por terem formato digital, os certificados digitais têm, como sua principal vantagem, muito menos burocracia do que certificados físicos. O objetivo dos certificados digitais é substituir os certificados tradicionais, então eles irão replicar todo o processo envolvendo a formação, reconhecimento, e autorização de um certificado tradicional; entretanto de maneira mais rápida!

Quais são os benefícios do uso de certificados digitais

Fonte/Reprodução: original

Em um certificado físico, é necessário passar por processos como o reconhecimento de firma (o processo em que se verifica se a assinatura dos envolvidos no certificado é verdadeira); tentativa de falsificação e uma (ou várias!) idas ao cartório verificar a veracidade daquele documento.

Já o certificado digital, apesar de passar por todos esses processos, passa por isso de maneira virtual, ou seja: é necessário que o documento esteja criptografado (protegido por um código) capaz de assegurar a segurança e as características judiciais dos documentos impressos.

Qual é o futuro dos certificados digitais?

Com a pandemia do Covid-19, então, o uso de certificados se popularizou com muito mais força, graças ao isolamento social. A tendência, agora, é que sejam usados com cada vez mais frequência pois são mais práticos, rápidos, e podem ser repassados para as partes interessadas em ter o certificado de maneira mais eficaz e segura.

Os certificados digitais permitem não apenas a entrega dos documentos necessários para reconhecer pessoas, firmas, e empresas, bem como a segurança de todos os envolvidos — não é necessário a presença dos envolvidos para que todos tenham o certificado em mãos, não há contato físico, e o certificado pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo eletrônico compatível.

O conteúdo "O que é um certificado digital, tipos e como funcionam?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

SENAC Santos Cursos Gratuitos 2011

SENAC Santos Cursos Gratuitos 2011

Exaustor para Cozinha de Parede

Exaustor para Cozinha de Parede

Case para Violão, Preços, Onde Comprar

Case para Violão, Preços, Onde Comprar

Franquias de Cosméticos Baratas

Franquias de Cosméticos Baratas

Prateleiras de Vidro, Preços, Modelos

Prateleiras de Vidro, Preços, Modelos

Cursos Gratuitos em Jacarepaguá

Cursos Gratuitos em Jacarepaguá