O que é permitido levar nos dias de prova do Enem?

O que é permitido levar nos dias de prova do Enem? – Essa é uma dúvida que insiste em tomar conta da mente dos…

O que é permitido levar nos dias de prova do Enem? – Essa é uma dúvida que insiste em tomar conta da mente dos estudantes. Dentro de alguns meses, milhares de jovens brasileiros vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, uma avaliação que amplia as chances de entrar na faculdade. No entanto, existem algumas regras sobre o que levar e o que NÃO levar nos dias de prova. Confira!

O que é permitido levar nos dias de prova do Enem. Foto: Ilustrativa.

As provas do Enem serão aplicadas em incontáveis municípios do país, nos dias 24 e 25 de outubro de 2015, com 4 diferentes provas objetivas (em forma de testes) e uma redação. O exame tem por finalidade avaliar o aprendizado de jovens e adultos que tenham concluído o Ensino Médio e pretendem utilizar as notas da prova para o ingresso em instituições de Ensino Superior, por meio de programas educacionais específicos. O Enem 2015 impõe regras importantes em seu edital.

Leia mais: Inscrições para o Enem 2015

A cada ano, as provas do Enem se tornam mais elaboradas e com organização muito rigorosa. Tal como acontece em qualquer outro processo seletivo de grande porte, os candidatos são obrigados a seguir um regulamento explícito, que visa evitar qualquer tipo de irregularidade, promovendo a igualdade, na avaliação. Por isso, as regras do Enem se modificam a cada edição e vêm discriminadas no edital do processo, que é o documento que regulamenta as provas. Muitos candidatos acabam não lendo, atentamente, o regulamento e correm o risco de terem sua participação anulada.

O que é permitido levar nos dias de prova do Enem?

Respeite as regras do Enem para não ser desclassificado. Foto: Ilustrativa.

É necessário saber o que é permitido levar nos dias de prova do Enem, bem como o que não se pode fazer, para não ser eliminado. Confira:

Leia Também:  Instituições de ensino superior reprovadas pelo MEC

Para identificação

Leve o documento de identidade. Foto: Ilustrativa.

Antes de fazer as provas, todos os candidatos devem passar por uma fase de identificação, assinando e apresentando documentos. O Enem exige que os participantes apresentem documentos originais e com foto, antes de entrarem nas salas de aula. O mais comum é o RG; contudo, é permitido levar qualquer documento que atenda a tais exigências, como carteira de trabalho, carteira de habilitação e outros.

Veja também: Consulte Local da Prova para Enem 2015

Para a realização das provas

Toda a prova deve ser realizada com caneta preta. Foto: Ilustrativa.

É permitido levar no Enem apenas uma caneta preta esferográfica, feita em material transparente. Portanto, é aconselhável que os candidatos levem mais uma unidade, como reserva. Os participantes não poderão carregar lápis, borracha, lapiseiras e similares. Nada poderá permanecer nas carteiras, além dos itens citados, acima. Portanto, celulares, relógios ou quaisquer outros materiais deverão ser embalados e lacrados, ficando embaixo das cadeiras, durante as provas.

O ideal é que os candidatos leiam, atentamente, o edital do Enem 2015, onde estão especificadas todas as regras referentes ao processo. Com isso, é possível fazer uma boa prova, sem o risco de sofrer eliminação.

Saiba mais: Número Inscrição Enem 2015

Agora que você já sabe o que é permitido levar nos dias de prova do Enem, comece a se preparar para o exame mais importante da educação brasileira. No mais, continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, pois temos muitas dicas que prometem lhe ajudar a tirar uma boa nota.

 

Top