O que é o Balanço Patrimonial de uma Empresa?

Na contabilidade e no direito, a palavra “balanço” vem do equilíbrio ou da igualdade expresso nas seguintes fórmulas contábeis: – Ativo = Passivo +…

Balanço Patrimonial

Na contabilidade e no direito, a palavra “balanço” vem do equilíbrio ou da igualdade expresso nas seguintes fórmulas contábeis:

– Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido
– Aplicações = Origens

A idéia parte de uma balança de dois pratos, onde sempre é encontrada a igualdade. A balança ainda tem a idéia de mensuração do peso, mas no caso do Balanço Patrimonial não se mede o peso, e sim o patrimônio.
O termo patrimonial tem origem no patrimônio da empresa, ou seja, um conjunto de bens, direito e obrigações.
Somando as duas partes tem-se o balanço patrimonial, equilíbrio do patrimônio, igualdade patrimonial. Em amplo sentido, o balanço evidencia a situação patrimonial da empresa em determinada data.
O balanço é uma demonstração contábil que tem como finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica da empresa em uma determinada data, representando uma posição ou situação do patrimônio em determinada data.

Antigamente essa ação era chamada pelo Código Comercial Brasileiro de “Balanço Geral”, mas a partir da lei 6.404/76, o balanço das companhias passou a ser denominado de “Balanço Patrimonial”, diferenciando essa Demonstração Contábil do “Balanço Financeiro”, próprio das entidades que não possuem fins lucrativos.
O Balanço mostra os Ativos (os bens e direitos), Passivos (as obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivo.


Top