O que é engenharia reversa. Para que serve?

O que é engenharia reversa. Para que serve?

Engenharia Reversa é o estudo de outros objetos que permite que novas ideias surjam para melhorar nossa vida. A engenharia reversa está sendo muito…

Por Isabella Moretti em 03/06/2016

Engenharia Reversa é o estudo de outros objetos que permite que novas ideias surjam para melhorar nossa vida. A engenharia reversa está sendo muito usada ultimamente e extremamente importante para o avanço da tecnologia, pois permite que muitos objetos sejam estudados e melhorados.

O que é engenharia reversa. Para que serve 1

A engenharia reversa estuda as peças de algo que já existe. (Foto Ilustrativa)

Ao contrário do que muitos devem achar, a engenharia reversa não pode ser considerada uma cópia, pois ela apenas estuda aquilo que já existe e procura novas maneiras de melhorar, criando outro objeto. Além de servir para criar produtos mais eficientes e úteis, ela pode nos ajudar a entender como funciona determinado objeto.

Ela não é muito conhecida, mas está ganhando espaço no mercado e hoje já existem empresas especializadas nessa técnica para auxiliar pessoas interessadas em desenvolver seus próprios objetos através de estudos e digitalização 3D.

Como funciona a Engenharia Reversa

A engenharia reversa pode estudar qualquer coisa: um processador, um monitor, um programa, um relógio e simples objetos do dia a dia. Para realizar o estudo é preciso desmontar o objeto e analisar todas as suas peças, seus componentes, seus comandos e o seu comportamento. Esse estudo possibilita que seja descoberto como foi o processo de fabricação, como tal objeto poderia ser melhorado e outras funções que ele poderia realizar.

É preciso desmontar e analisar. (Foto Ilustrativa)

É preciso desmontar e analisar. (Foto Ilustrativa)

Acredita-se que a engenharia reversa tenha sido inicialmente aplicada em equipamentos militares, como forma de alcançar a superioridade militar. Na indústria a engenharia reversa é muito usada para estudar o produto dos concorrentes e fabricar peças melhores.

Engenharia Reversa no dia a dia

Pouca gente conhece esse termo e muito menos imagina que a engenharia reversa esteja tão presente no seu dia a dia, mas ela está. Um ótimo exemplo é a pirataria de CDs e DVDs: a engenharia reversa é utilizada para descobrir como é a proteção de anticopia dos discos, para que ela possa ser removida.

Esse tipo de engenharia também pode ser usado em campos de pesquisa e em diversas áreas para gerar novos equipamentos. A engenharia reversa é usada também nas tecnologias antigas que possuem poucos documentos descritivos.

VERSUS DESIGN e a Engenharia Reversa

A Versus Design é uma empresa especializada em engenharia reversa. (Foto Ilustrativa)

A Versus Design é uma empresa especializada em engenharia reversa. (Foto Ilustrativa)

A empresa Versus Design oferece muitos serviços na área de engenharia reversa, possibilitando a geração de arquivos CAD, atualização ou criação desses documentos, digitalização rápida de qualquer objeto ou peça, criação de um modelo CAD totalmente à tona, possibilitando a reprodução de um item.

A Versus Design ainda desenvolve simulações virtuais de interiores de automóveis e inspeções de superfície composta em montagem aeroespacial. Eles trabalham com digitalização 3D que pode ser feito em objetos, peças e moldes. Eles são capazes de digitalizar peças automotivas, joias, enfeites, e muito mais.

A entrega do produto é feita em malha, o que possibilita que o cliente leve o produto até impressoras 3D ou para softwares para que possa executar sua peça da forma como quiser. São diversos equipamentos e tecnologias que auxiliam na hora da digitalização.

Top