O que é Botulismo? Diagnóstico e tratamento

PUBLICIDADE
Botulismo intoxicação alimentar

O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar rara, mas que pode ser completamente fatal. Ela é causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservado. A intoxicação se caracteriza por um comprometimento severo do sistema nervoso, que se não tratado a tempo mata.

Os alimentos em risco que se não conservados e tratados corretamente estão mais vulneráveis ao Clostridium botulinum são os enlatados ou embalados a vácuo, isso porque a bactéria só se desenvolve em ambientes sem oxigênio.

A intoxicação acontece da seguinte forma:

PUBLICIDADE

1 – O alimento é contaminado ainda no solo, por esporos ultra-resistentes. Quando conservado, o microorganismo se modifica e começa a produzir a toxina. As latas inchadas ou com aparência de estar cheia de ar, podem ter a presença da bactéria.

2 – Quando o alimento é ingerido, essa toxina é absorvida pelo aparelho digestivo e assim entra na corrente sanguínea.

3 – A toxina quando atinge o sistema nervoso, interfere na comunicação entre as células nervosas. Com a falta dessa comunicação vital, as funções do organismo começam a ficar debilitadas.

4 – Dessa forma o sistema nervoso deixa de avisar a necessidade de contração muscular, assim a paralisia dos músculos é frequente entre as pessoas que estão sob o efeito dessa toxina.

Os sintomas da intoxicação aparecem entre 12 e 30 horas depois da ingestão do alimento contaminado. Veja abaixo alguns sintomas:

– Aversão à luz;
– visão dupla com dilatação da pupila;
– disfonia, dificuldade para articular palavras;
– vômitos e secura na boca e garganta;
– disfagia, dificuldade para engolir;
– paralisia respiratória que pode levar à morte;
– constipação intestinal;
– retenção de urina;
– debilidade motora.

PUBLICIDADE

O tratamento para a intoxicação consiste em manutenção das funções vitais e uso de soro antibotulínico. O soro impede que a toxina circulante no sangue se instale no sistema nervoso.

A recuperação dessa doença é lenta, pois depois que a toxina se instala entre as células nervosas é destruída pelo sistema nervoso de defesa do corpo. Não há medicamentos ou soro que eliminem a toxina.

Leia também:

1 comentário

  • Muito bom esse site !
    eu aprendi muito. Tirei 10 na prova !

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.