O que é Beleza?

Beleza não é resultado apenas de formas anatômicas perfeitas e de um rosto proporcional. A velha frase “A beleza vem de dentro” tem muito…

Beleza não é resultado apenas de formas anatômicas perfeitas e de um rosto proporcional.

A velha frase “A beleza vem de dentro” tem muito de verdade.  Ela é fruto do equilíbrio entre o bem estar físico e emocional. Quando a vida está em ordem, o rosto revela esse conforto; nos momentos difíceis e desgastantes, sem dúvida, a aparência não será a melhor. A conquista da beleza também está diretamente ligada a uma alimentação equilibrada, livre do excesso de gorduras, mas rica em frutas, legumes e verduras, além de muita água. Afinal, o organismo reflete na pele e nos cabelos (e também no peso) o que e quanto comemos.

Os cabelos ficam, mas bonitos e brilhantes quando a dieta inclui boa dose de vitamina C, presente em frutas saborosas, como kiwi, laranja e acerola. Ela fortifica os capilares responsáveis pela irrigação dos folículos pilosos, onde nascem os fios dos cabelos. A nutrição dos cabelos e a renovação dos tecidos da pele estão, igualmente, na ingestão de alimentos ricos em betacaroteno (substância que é transformadas em vitaminas a pelo organismo).

Cenoura e mamão, por exemplo, são ricos em betacaroteno, que tem efeito antioxidante, combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. O embranquecimento dos cabelos, outro sinal da passagem dos anos, pode ser adiado com a ingestão de vegetais verdes, que são ricos em enxofre. O consumo de líquidos não pode ser negligenciado por quem pretende garantir por mais tempo a beleza e juventude da pele. Os oitos copos diários de água recomendados, garantem a manutenção do manto hidrolítico da pele, aquela película de gorduras e água que se forma sobre a epiderme.

Além de ser aconselhável tomar água à vontade, também é recomendado usar um creme hidratante adequado ao tipo de pele, pelo menos duas vezes ao dia. Com esses pequenos cuidados, e ainda a limpeza de rotina, ela se manterá lisa, firme, brilhante e elástica por muito mais tempo.

O sol, necessário á saúde, não pode ser eliminado. Apenas deve-se ter o cuidado de, antes de se expor aos seus raios (sempre até as 10 horas e depois das 16 horas), passar um creme com fator de proteção adequado ao tipo de pele. É preciso fazer reaplicação do produto conforme ocorrer à transpiração e, na praia, também ao sair da água do mar.

Em dia com a balança

A manutenção do peso é essencial para quem pretende encontrar a harmonia corporal e estética. A primeira medida a ser tomada é a diminuição das gorduras e carboidratos na alimentação, pois eles, inevitavelmente, trazem aqueles quilinhos a mais. Outra providência é começar um esporte.

A natação, praticada por uma hora, três vezes por semana, é capaz de queimar calorias, ajudando a emagrecer. Também aumenta discretamente a massa muscular e contribui para deixar o corpo flexível, alongando os músculos e melhorando o funcionamento das articulações e dos tendões. Porém, se o objetivo for conquistar um corpo bem-torneado e acabar com a flacidez, a musculação é o caminho mais indicado. Além de alimentar-se adequadamente, beber água à vontade, dormir as oitos horas regulamentares e movimentar-se, é preciso ficar de bem com a vida.

Rir, ainda é o melhor remédio!

Dar boas risadas, diariamente, faz um verdadeiro milagre pela aparência. Essa foi à conclusão de pesquisas realizadas na Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA).

Gargalhar, conforme os resultados obtidos, é a massagem perfeita para o rosto. Quando rimos, os músculos envolvidos na respiração se contraem e relaxam alternamente, ampliando a caixa torácica, permitindo a expansão dos pulmões e aumentando a oxigenação. Com maior quantidade de oxigênio, as células podem trabalhar melhor. Conclusão: maior oxigenação para todo o corpo.

O benefício para a beleza salta aos olhos: uma pele aveludada, de tom levemente rosado, macia e firme ao toque. Quanto à crença de que rir demais provocar rugas, é de fato só uma crença. Mesmo que surjam pequenas depressões em todo o rosto na hora do riso, logo a seguir ocorre uma distensão dos músculos faciais, a pele descansa e o rosto fica mais bonito.

Atualmente, a beleza também conta com uma boa oferta de produtos cosméticos, tanto capazes de realçar traços bem feitos, como corrigir pequenas imperfeições da pele. Há ainda, os recursos oferecidos pela medicina estética e pela cultura física. Cremes de gerações avançadas, como os compostos com ácidos glicóico e retinóico, utilizados em tratamentos de rejuvenescimento, e ainda a sofisticação da técnica do peeling, trouxeram novas possibilidades de diminuir alguns defeitos da pele do rosto, do pescoço e do colo.

No campo da cirurgia plástica, novas técnicas eliminam ou amenizam gorduras excessivas e as marcas do tempo. As novidades são muitas e estão aí para ser usadas, desde que mediante uma indicação médica específica.

O que não vale é exagerar na frequência do uso desses recursos, ou de quaisquer outros em busca do corpo ideal. Dietas severas demais, por exemplo, baixam o peso rapidamente, mas também podem desencadear distúrbios de saúde como fadiga, irritação e stress. Como o agravante de, após um regime de fome, ser quase certo que se ganhe o peso anterior, às vezes acrescido de alguns quilos. Trata-se do chamado efeito sanfona, que pode levar ao comprometimento do equilíbrio do funcionamento do organismo, e também beleza.

Top