O que as grávidas podem e não podem fazer no cabelo

Durante a gravidez os cabelos costumam sofrer com os hormônios da gestação. Por isso, necessitam de cuidados especiais para que fiquem bonitos. Porém, é…

Por Editorial MDT em 12/02/2013

Durante a gravidez os cabelos costumam sofrer com os hormônios da gestação. Por isso, necessitam de cuidados especiais para que fiquem bonitos. Porém, é preciso ter cuidados redobrados com os produtos utilizados para que não coloque em risco a saúde da criança. Pensando nisso, selecionamos o que as grávidas podem e não podem fazer no cabelo. Confira.

Durante a gravidez é preciso ter cuidados redobrados com os cabelos. (Foto: divulgação)

Cabelos na gravidez

A gravidez tem efeitos inesperados sobre os cabelos. Os fios oleosos podem ficar secos e quebradiços, já os secos podem ficar oleosos. Isso acontece devido a ação da progesterona, hormônio que estimula as glândulas sebáceas, fazendo com que a oleosidade da raiz aumente. Além disso, os cabelos lisos podem ficar mais ondulados e também os crespos mais lisos. A alteração do volume, crescimento e queda dos fios também pode estar presente.

Geralmente isso ocorre até o terceiro mês e no máximo até o final da gestação, após os fios voltam ao normal. A queda de cabelo, porém, costuma ocorrer após o parto e persiste por aproximadamente três meses. Apesar da queda ser natural, o ideal é consumir vitaminas e proteínas para evitar a queda excessiva dos fios.

As tinturas devem ser usadas sem amônia. (Foto: divulgação)

Veja também tratamentos de beleza seguros para gestantes 

O que as grávidas podem fazer no cabelo

  • Aposte em hidratações semanais para que os fios recuperem os nutrientes perdidos;
  • Os cabelos devem ser lavados diariamente com xampus específicos para controlar a oleosidade;
  • Utilize condicionados de boa qualidade, pois ajudam manter o brilho e maciez dos fios;
  • Escove os cabelos com menor frequência para que eles não fiquem ainda mais pesados ou oleosos;
  • Prefira produtos naturais, pois são mais seguros e não oferecem riscos à saúde do bebê e da mãe;
  • Não precisa passar a gestação inteira com a raiz escura ou com fios brancos. Você pode optar por tinturas sem amônia, henna natural e xampus tonalizantes. Que não fazem mal para o bebê.

O que as grávidas não podem fazer no cabelo

  • Não existem comprovações científicas de que a amônia não faz mal ao bebê, por isso, o ideal é evitar tratamentos que utilizem produtos químicos à base dessa substância. As tinturas à base de amônia são muito contraindicadas;
  • O mais indicado é pintar os cabelos somente após o terceiro mês de gravidez, pois o bebê já está formado. Após o terceiro mês é possível também fazer reflexos nas pontas dos fios;
  • Os permanentes e alisamentos não devem ser feitos, pois contém grandes concentrações de amônia. Deixe para fazer após o parto. Já foi provado que essa substância não passa para o leite.

    É possível ter cabelos bonitos e saudável durante a gestação. (Foto: divulgação)

Veja também cuidados com os cabelos para gestantes

Durante a gravidez os cabelos necessitam de cuidados redobrados, já que a alteração hormonal gera algumas modificações. Porém, é preciso ficar atento para os produtos químicos que são usados nos fios, pois podem colocar em risco a saúde do bebê.

 

Top