O que abre e fecha no dia 25-12

Com o natal chega também uma grande confusão em relação aos estabelecimentos que funcionam ou não. Bancos, lojas, farmácias, escolas, afinal, o que funciona no dia 25 de dezembro? Isso pode mudar de um estado para outro. Vamos falar do estado de São Paulo. Para lojas e shoppings, por exemplo, o funcionamento é opcional. Esse é um detalhe que deve ser acertado com o Sindicato do Comércio de cada cidade. Normalmente, o shopping funciona até as 18 h do dia 24 de dezembro, véspera do feriado.

O que abre no dia de Natal?

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre quais estabelecimentos abrem e quais fecham no Natal (Foto: Divulgação)

O que não abre no Natal?

O banco é um dos estabelecimentos que mais gera dúvidas em relação ao funcionamento em datas festivas. As agências bancárias da capital paulista e da região metropolitana funcionam das 9h às 11h na véspera de natal. No interior de São Paulo, os bancos abrem um pouco mais cedo e trabalham das 8h às 10h. No dia 25 de dezembro elas ficam fechadas, apenas os caixas eletrônicos ficam em funcionamento, com horários de domingos e feriados.

Muitos pesquisam sobre o que funciona no natal, mas como você pode perceber, muitos dos estabelecimentos tem a opção de funcionar ou não. As repartições públicas em São Paulo funcionam em horários especiais na véspera, mas todas ficam fechadas no dia 25. Entre elas estão as agências dos Correios. Mesmos as que costumam ficar de plantão ficam fechadas no dia de natal. Os serviços como Sedex, Sedex 10, Sedex Mundi, entre outros, não funcionam no dia 24. As agências também ficam fechadas no dia 26.

É importante saber quais estabelecimentos ficarão abertos para que você possa se organizar para o Natal (Foto: Divulgação)

 

Hospitais funcionam no Natal

Os hospitais, pronto-socorros e serviços de Assistência Médica Ambulatorial funcionam normalmente na véspera e no dia 25 no horário das 7h às 19h. Para as unidades 24 horas, o funcionamento é interrupto mesmo nesses dias. O que fecha no natal normalmente são serviços oferecidos pela Prefeitura, incluindo a mesma. O funcionamento normal volta a partir do dia 27 de dezembro.

O que abre no Natal?

É importante sempre fazer as compras com antecedência porque mesmo havendo estabelecimentos abertos no dia do natal, eles sempre estão lotados (Foto: Divulgação)

O que abre no natal normalmente são estabelecimentos que a população necessita de primeira mão. Todos os mercados ficam fechados no dia 25 e funcionam com horários especiais no dia 24. Estabelecimentos ligados à cultura ficam fechados nos dias 24, 25 e 26. As unidades do Poupatempo também ficam fechadas no dia de natal, assim como o Procon. Tanto as estações de Metrô como de Trem funcionam normalmente nos dias 24 e 25.

Algumas creches funcionam até na véspera, mas no dia 25 ficam fechadas. A maioria acaba emendando esses dois dias, não havendo aula nem na véspera, muito menos no feriado. As aulas voltam assim que as festividades se encerram. Fique ligado no que abre e no que fecha para não ficar perdido nesse natal.

Reply