O jeito certo de medir a pressão em casa

O jeito certo de medir a pressão em casa pode passar bem longe do que você de fato faz quando resolve usar aqueles aparelhos…

Por Élida Santos em 09/10/2014

O jeito certo de medir a pressão em casa pode passar bem longe do que você de fato faz quando resolve usar aqueles aparelhos de pressão que compra na farmácia. Para ter o resultado correto da sua pressão é necessário saber a forma certa de medi-la.  Muitas pessoas pecam por não saber como fazer isso e acabam se baseando em um resultado equivocado. Por conta dessas pessoas que não sabem ao certo medir a pressão é que alguns médicos acabam pedindo para que essa medição seja realizada somente em farmácias ou em postos médicos, para quem necessita de um acompanhamento de perto da pressão arterial.

O jeito certo de medir a pressão em casa (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Como Medir Pressão Arterial, Passo A Passo

O jeito certo de medir a pressão em casa

O jeito certo de medir a pressão em casa é tão importante quanto ir ao médico com regularidade. Ter o medidor de pressão e fazer isso em casa é fator essencial para quem tem hipertensão, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). De acordo com a variação de pressão da pessoa é que se percebe se existe ou não um problema de saúde nesse sentido.

Messa pressão em casa (Foto: Divulgação)

Elevação da pressão pelo efeito jaleco branco

Medir a pressão em casa é determinante para que as pessoas que sofram com o efeito jaleco branco tenham de fato uma resposta para o problema de pressão. Esse chamado efeito jaleco branco acontece com as pessoas que ficam nervosas com idas ao médico e a pressão sobe somente no consultório. Por isso, é essencial um acompanhamento médico de perto para que a pressão arterial seja vista.

Veja como medir pressão sempre (Foto: Divulgação)

Saiba mais informações sobre: Medidor De Pressão Digital De Pulso, Modelos, Preços

Dicas para medira pressão em casa corretamente

Para fazer a medição da pressão arterial em casa do modo correto é necessário antes de qualquer coisa ver se o aparelho está com a bateria boa e se está calibrado. Pelo menos a cada seis meses compare o resultado do aparelho com o tirado na farmácia, por exemplo, para saber se está tudo certo com você.

Para medir é necessário se sentar, colocar os pés no chão e ficar em ambiente tranquilo. Se estiver muito agitado espere um pouco antes de começar. Apoie o braço em algum lugar que dê a altura do coração as costas devem estar apoiada na cadeira, por exemplo.

Cuide da calibragem do seu aparelho (Foto: Divulgação)

Não coma e não fume antes de medir pressão

A bexiga deve estar vazia, também recomenda-se não fumar, não comer ou tomar café pelo menos 30 minutos antes da medição. Coloque o aparelho sempre no mesmo braço para evitar variações. Se acontecer uma mudança muito brusca do resultado em medições seguidas e diferentes, procure um médico.

 

Vídeo ensinando a medir a pressão

Veja o vídeo ensinando a medir a pressão arterial:

Top