O filho brigou na escola: o que fazer

PUBLICIDADE
Crianças costumam brigar na escola, mas é preciso ensiná-las que é errado usar a violência. (Foto: Divulgação)

Certo dia, o seu filho chega em casa com os braços, o rosto e as pernas machucados. Imediatamente, você pergunta o que aconteceu e ele responde que brigou com um colega de classe que o estava provocando durante a aula. Você perde o fôlego e não sabe como agir. Portanto, saiba o que fazer se o seu filho brigou na escola.

Crianças brigam e fazem as pazes constantemente, pois elas ainda estão descobrindo o mundo e a raiva para elas é algo passageiro. Entretanto, quando essas brigas chegam a ser violentas, é preciso tomar algumas providências.

Em primeiro lugar, se o seu filho se machucou em uma briga e você não foi avisada, entre em contato com a escola para saber o que realmente aconteceu, porque você tem esse direito. Nesse caso, é preferível que comparecer pessoalmente à escola para conversar com as pessoas que estavam por perto durante a briga.

PUBLICIDADE
Vá à escola para saber o que aconteceu. (Foto: Divulgação)

Mas antes, converse seriamente com o seu filho, perguntando-lhe porque ele entrou nessa briga. Nesse momento, você terá um ponto de vista. Na escola, você ouvirá outros ângulos do acontecimento e, com bom senso, conseguirá ponderar sobre o que pode ter ocorrido.

Se as versões se contradisserem, olhe nos olhos do seu filho e questione-o novamente sobre quem começou a briga, mas sem demonstrar que você duvida da palavra dele. Toda mãe conhece a sua criança e percebe quando ela está mentindo. Portanto, se sentir que ele está dizendo a verdade, volte à escola e peça para que a mãe do outro menino envolvido na briga compareça à mesma para que possam conversar abertamente.

Para ser justa em suas decisões, ouça todas as versões do fato. (Foto: Divulgação)

Por outro lado, se você desconfiar que o seu filho deu a versão errada do ocorrido, tente tirar dele a verdade, dizendo que você não o culpará e não brigará com ele por ter mentido. Diga que você sempre estará ao lado dele e explique que a violência não leva a lugar nenhum, porque o melhor modo de resolver as diferenças é através da conversa.

A briga do seu filho na escola deve ser resolvida entre você, o seu filho e a escola. Em último caso, entre em contato com a mãe do menino envolvido na briga. Somente assim, você poderá ter uma visão real do ocorrido, podendo tomar uma decisão justa para todos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.