O consumo constante de pimenta, quem deve evitar

É difícil quem resista ao seu sabor! Além de dar aquele gostinho especial, a pimenta possui propriedades que ajudam combater diversos tipos de doenças.…

É difícil quem resista ao seu sabor! Além de dar aquele gostinho especial, a pimenta possui propriedades que ajudam combater diversos tipos de doenças. No entanto, embora benéfica para muitos casos, a pimenta também pode ser prejudicial, podendo acarretar sérios problemas quando ingerida em grande quantidade. A seguir saiba quem deve evitar o consumo constante de pimenta!

Cuidados com a ingestão de pimenta

Pessoas com hipertensão, devem evitar o consumo constante de pimenta. (Foto Divulgação)

Por ter a substância capsaicina, um tipo de estimulante, a pimenta é indicada para tratamento de rinite alérgica, atenuar dores de cabeça, controlar a taxa de glicose e ainda combater a obesidade.

Leia mais: Conheça os benefícios da pimenta

Estudos comprovam que a ingestão moderada de pimenta pode ajudar a diminuir a pressão arterial. Todavia, para evitar problemas mais graves, pessoas com hipertensão, devem evitar o consumo constante de pimenta.

Pessoas com gastrite, úlceras e hemorroidas também devem evitar a ingestão constante do alimento. (Foto Divulgação)

Pessoas com problemas gastrointestinais como a gastrite, úlceras e hemorroidas também devem evitar a ingestão constante do alimento. Além de alterar o paladar, a pimenta em excesso pode provocar o aumento das enzimas digestivas, inclusive as ácidas as quais agravariam a gastrite, por exemplo.

No caso das hemorroidas, a pimenta também deve ser evitada. Recomenda-se que pessoas com problemas no trato gastrointestinal, evitem o consumo constante da pimenta, uma vez que a capsaicina em grande quantidade pode trabalhar como um agente agressor das mucosas.

Veja também: Como as pimentas podem ser usadas na culinária

Cuidado no manuseio

Além da ingestão, é preciso ter cuidado durante o manuseio de pimentas. É preciso ter cuidado para evitar irritações na pele e nos olhos. Para isso, evite o contato da mão com os olhos ou se preferir, utilize sempre uma luva quando for picar a pimenta.

Para evitar irritações nos olhos é preciso ter cuidado no manuseio com a pimenta. (Foto Divulgação)

Ainda que a pimenta em grande quantidade ocasione alguns tipos de doenças, não existe nenhum estudo de que comprove o seu malefício para a saúde. A recomendação é moderar na quantidade para evitar problemas gastrointestinais.

Leia Também:  Receita de omelete de atum

Confira ainda: Pimenta: benefícios, dicas para consumir

Com tão pouca contraindicação, quem não possui os problemas de saúde mencionados acima, está liberado para consumir o alimento e aproveitar todos os benefícios dele para a saúde!

Top