O computador mais rápido do mundo é japonês

Fonte: RIKEN No dia primeiro de novembro, o governo japonês anunciou que seu supercomputador K Computer passou por um sério upgrade e que agora…

Fonte: RIKEN

No dia primeiro de novembro, o governo japonês anunciou que seu supercomputador K Computer passou por um sério upgrade e que agora já está em pleno funcionamento. Com a melhoria, a máquina atinge a taxa de 10,5 quadrilhões de cálculos por segundo (10,5 petaflops), o que a torna atualmente o computador mais rápido do mundo.

O K Computer foi criado pelo grupo Fugitsu e é utilizado pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão. A máquina possui mais de 88 mil processadores HPC SPARC64 da Fujitsu e utiliza 864 racks para servidor para alocar todo o seu hardware. De acordo com estimativas, o supercomputador está operando a 93% da sua capacidade.

Todo esse poder de processamento deve ser o suficiente até 2017 ou 2018, mas como a demanda de softwares capazes de gerir tamanha quantidade de informações custa a se atualizar, a estimativa é que o K Computer cumpra as suas funções até 2020, quando deverá ser substituído novamente.

Antes do upgrade, o K Computer operava a taxa de 1 petaflog (1 quadrilhão de cálculos por segundo). No entanto, sua coroa de computador mais rápido do mundo está com os dias contados, pois uma nova máquina desenvolvida pela IBM e pela Cary de 20 petaflops deve entrar em atividades já em 2012.

Top