O Brasil lidera a censura virtual no Orkut

Enquanto o mundo fica espantado com a atitude de países como a China, em que a publicação de um único boato ou opinião contrária…

Enquanto o mundo fica espantado com a atitude de países como a China, em que a publicação de um único boato ou opinião contrária a do governo pode resultar em prisão, pouca gente sabe que o Brasil é o campeão mundial em solicitar a remoção de conteúdos da internet, segundo o Google Government Requests.

Desde que a ferramenta foi lançada, o Brasil tem se mantido estável na primeira posição. E o maior responsável por isso não poderia ser outro senão o Orkut.  Entre o período de janeiro a junho de 2011, foram 135 os pedidos de remoção de conteúdo do Orkut originados pelo governo brasileiro. Segundo o Google Government Requests, o principal motivo é a difamação (45% dos casos).

Se não fosse a rede social, o Brasil estaria em terceiro colocado no ranking dos países que solicitam a remoção de conteúdos do Google. Felizmente, o Brasil não ocupa a mesma posição na lista dos países que solicitam informações dos usuários (quebra de sigilo). Neste ranking, o Brasil ocupa a sétima posição com 703 pedidos. O ponto mais alto desta lista é ocupado pelos Estados Unidos e pelos impressionantes 5.950 pedidos de quebra de sigilo de seus usuários.

Top