Noz da Índia benefícios para saúde

A noz da índia tem ganhado fama porque promete auxiliar o emagrecimento. Além de secar os quilinhos indesejados, ela também pode estar associada a…

Por Isabella Moretti em 19/04/2016

A noz da índia tem ganhado fama porque promete auxiliar o emagrecimento. Além de secar os quilinhos indesejados, ela também pode estar associada a uma série de benefícios para saúde.

A Noz da Índia é uma semente que divide opiniões. (Foto Ilustrativa)

A Noz da Índia é uma semente que divide opiniões. (Foto Ilustrativa)

Nativa da Indonésia, a noz da índia conquistou grande popularidade entre os brasileiros. Ela nada mais é do que a semente de um fruto, extraído da árvore Nogueira-de-Iguape.

Muitas histórias são contadas por aí a respeito da noz da índia. Algumas pessoas dizem que ela ataca o fígado, aumenta a pressão arterial e até mesmo pode matar. No entanto, já existem alguns estudos que investigam que o lado positivo da semente asiática.

Noz da Índia benefícios para saúde

A noz da índia, ingerida normalmente no formato de pó ou em chá, é rica em componentes como alpha-amirina, beta-sitosterol, oretenone, moretenol. Nos últimos anos, o extrato da semente vem sendo alvo de estudos, que, por sua vez, já chegaram a algumas conclusões interessantes.

Dizem que a noz da índia emagrece, mas nada foi comprovado. (Foto Ilustrativa)

Dizem que a noz da índia emagrece, mas nada foi comprovado. (Foto Ilustrativa)

Veja a seguir os efeitos positivos da noz da índia benefícios para saúde:

Melhora o funcionamento do intestino

Quem sofre de prisão de ventre deve consumir a noz da índia, pois ela exerce efeito laxativo no organismo. Dessa forma, o trânsito intestinal normaliza e funciona sem problemas.

Mantém o colesterol controlado

Alguns especialistas acreditam que a noz da índia controla o colesterol. Esse efeito está associado à síntese de colesterol pelo fígado e também pela menor absorção de gordura pelo intestino. No entanto, a pesquisa que chegou a essa conclusão foi realizada apenas com ratos.

Ação analgésica e anti-inflamatória

Outro estudo realizado com camundongos chegou à conclusão de que a noz da índia tem ação analgésica e anti-inflamatória no organismo. Portanto, tem potencial para tratar problemas de saúde.

Dizem por aí que a noz da índia emagrece, melhora a textura da pele, atenua a ansiedade, combate a celulite, previne crises de asma e trata febre. Contudo, nenhum desses efeitos terapêuticos foi comprovado cientificamente.

O chá é uma forma popular de consumo. (Foto Ilustrativa)

O chá é uma forma popular de consumo. (Foto Ilustrativa)

Os perigos da noz da índia

O perigo da noz da índia não está na semente em si, mas sim em confundi-la com uma planta tóxica, conhecida como chapéu de napoleão. Esse alimento tem propriedades que afetam a saúde, como é o caso dos glicosídeos cardiotônicos.

A noz da índia falsa é muito parecida com a noz da índia verdadeira, o que acaba levando muitos fornecedores a tirar proveito dessa semelhança. Antes de comprar o produto, o ideal é verificar se a procedência é realmente confiável.

Existem alguns benefícios da noz da índia para a saúde, mas a maioria se encontra em fase de estudo. Portanto, os nutricionistas não recomentam o consumo dessa semente. De qualquer forma, se você quiser experimentar, verifique se a confiabilidade do vendedor.

 

Top