Novos sabores de Fanta: morango e maracujá

☰ CONTEÚDO Ano de criaçãoA escolha do nomeSabores de Fanta no mundo Ano de criação O refrigerante Fanta que detém uma linha variada de…

Por Editorial MDT em 24/02/2012

☰ CONTEÚDO

Ano de criação

O refrigerante Fanta que detém uma linha variada de produtos pertencente à The Coca Cola Company, comercializado atualmente em 187 países, foi criado e lançado na Alemanha Nazista, em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, devido às sanções que proibiam o ingresso de produtos naquele país não permitiam que a Coca-Cola permanecesse distribuindo e operando devido a falta dos concentrados, base para a fabricação dos refrigerantes. Max Keith, chefe de operações da Coca-Cola,  concedeu e permitiu  um novo produto, pois queria evitar a suspensão ou término das atividades na fábrica, surgindo assim um refrigerante comercializado exclusivamente no mercado alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

Fanta sabor Maçã-verde

A escolha do nome

O nome Fanta foi criado após um concurso para a respectiva escolha do nome, em que Max Keith  solicitava aos colaboradores da fábrica alemã ideias para tal feito e que eles usassem a sua imaginação (Phantasie em alemão). Joe Knipp um vendedor veterano logo daria o nome do refrigerante, dizendo a palavra encurtada Fanta, que é usado até o presente momento. O produto poderia variar na época de acordo com a disponibilização destes ao país sancionado; com as sobras da fabricação da Sidra (fibra de maçã), ou até mesmo um subproduto do soro do leite.

O primeiro sabor com a marca Fanta foi o de malte. Em 1955, foi criado a Fanta Laranja que é distribuída mundialmente e o mais conhecido sabor existente. Isso ocorreu na Fanta Italiana sendo adoçada no início com sacarina passando posteriormente para o açúcar de beterraba. Desde então a principal característica é a variação de sabores da marca modificando de acordo com a cultura e hábitos em cada país que atua.

Mundialmente a marca detém 92 sabores oficiais, entre os normais e versões mix (mistura de dois ou mais sabores), sem dizer dos sabores que saíram de linha de produção ou as versões limitadas.

Fanta Morango e Maracujá

Sabores de Fanta no mundo

Alguns dos sabores ativos da Fanta no mundo são:

Fanta Banana com Leite, Cassis, Chinotto, Tutti-Frutti, Laranja com Chocolate, Láctea, Maçã-verde, Maracujá, Melão, Carica, Zero Pomelo, Abacaxi, Limão, Guaraná, Melância, Laranja Vermelha e Maçã, Laranja com Manga e Laranja com Melão.

Atualmente foi relançada no Brasil a Fanta Morango, lançada na primeira vez em 2003 até 2004. Isso é uma prática normal da fábrica em todo o mundo. E através de uma campanha a Fanta utilizando de uma fruta tipicamente brasileira criou o sabor Maracujá que foi muito bem votado e teve ampla aprovação do público consumidor.

Sabores diversificados da Fanta no Brasil

Top