Novos prazos para renovar CNH na Pandemia Detran SP

bety 14/12/2020 Serviços

É muito importante se atentar ao prazo de validade da sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação – para conseguir renová-la a tempo e evitar que o seu direito de dirigir seja cassado e você tenha que pagar um valor alto em multa. Com a pandemia, as coisas podem ter ficado confusas e quem teve a sua CNH vencida nesse período, pode ainda não ter renovado pela falta de informação.

Recentemente, o Detran do estado de São Paulo divulgou os novos prazos para renovar o documento durante a pandemia. Quer conferir mais detalhes? Veja a seguir.

Renovação da CNH foi interrompida por causa da pandemia

A renovação da CNH em 2020 no Detran de São Paulo foi interrompida ao longo desse ano por causa da pandemia. Assim como vários outros serviços que tiveram que ser adiados para evitar a aglomeração de pessoas nas unidades espalhadas pelo estado.

As pessoas que tiveram a sua permissão para dirigir vencida em 2020 e ainda não conseguiram renovar não devem se preocupar, pois o Detran ampliou os prazos e disponibilizou novas datas para que o procedimento possa ser realizado sem empecilhos.

Os serviços começam a ser retomados no Detran SP a partir de 1º de dezembro.

Serviços são retomados no Detran SP

Os serviços voltam a ser realizados nas unidades do Detran SP a partir do início de dezembro. Segundo o órgão, isso se dá pela revogação da Resolução Nº 782 do Conselho Nacional de Trânsito que determinava a interrupção dos procedimentos realizados nos órgãos de trânsito durante a pandemia.

Em relação às CNHs que já venceram, a renovação das mesmas será realizada com base no mês de vencimento. Isso também será válido para o documento de Permissão para Dirigir, conhecido como PPD.

Além disso, outros serviços também são retomados, como as transferências e licenciamento de veículos novos. Aqueles que compraram um veículo entre 19 de fevereiro e 30 de novembro, têm até 31 de dezembro para realizar a transferência. Já aqueles que adquiriram um veículo novo nesse período, podem fazer o registro e licenciamento até 31 de janeiro de 2021.

O licenciamento anual não foi afetado, pois desde maio desse ano tem acontecido no formato digital. Isso deve continuar para 2021 e em breve o calendário deve ser disponibilizado pelo órgão.

Prazos para renovar a CNH na pandemia em SP

De acordo com o que foi anunciado pelo Detran de São Paulo, o prazo para renovar a CNH será de acordo com o seu mês de vencimento, mesmo que ela já tenha vencido. Por exemplo, uma CNH vencida no mês de janeiro de 2020, poderá ser renovada até 31 de janeiro de 2021. Isso acontecerá de modo sucessivo para todas as CNHs, até 31 de dezembro de 2021, para as habilitações que com validade em dezembro desse ano.

É preciso seguir o cronograma e ficar atento ao prazo da sua CNH. Confira o mês de vencimento da mesma para saber até qual mês de 2021 você pode renovar.

Outros artigos

Consulta 2 via Eletropaulo

26/04/2016

Consulta 2 via Eletropaulo

2 via Eletropaulo online: Para realizar a consulta da 2 via da Eletropaulo, use os serviços online e obtenha as informações que deseja. A Eletropaulo é uma empresa q...

Concurso Investe São Paulo 2010

03/03/2010

Concurso Investe São Paulo 2010

Foi aberto concurso pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo), serviço social autônomo vinculado à Secretaria de D...