Novos MacBooks Air com Sandy Bridge

Foram lançados no mercado recentemente pela Apple os notebooks MacBooks Air com processadores Sandy Bridge, os quais tem dado muito o que falar, isto…

Foram lançados no mercado recentemente pela Apple os notebooks MacBooks Air com processadores Sandy Bridge, os quais tem dado muito o que falar, isto é, ao mesmo tempo que são ótimos são péssimos, já que conta com horrível desempenho gráfico, ou seja, para games e jogos. No entanto, especialistas relatam que isso não é tão ruim e afeta pouco ou até mesmo, quase nada para o restante de seu desempenho. Podemos começar a falar deste com o lançamento do Snow Leopard, que antes mesmo de seu surgimento, a grandiosa Apple atua com sistemas para o uso de ótima aceleração gráfica através de GPU, o que verdadeiramente proporciona o aumento do desempenho para com os programas que são utilizados comumente. Desta forma, estes desktops portáteis utilizavam processador Intel em atuação conjunta com o GPU nVidia dedicada, a qual apesar de ser fraca, garantia uma moderada satisfação, já que consumia a bateria descontroladamente. Entretanto, a Intel percebeu que a demanda dos dispositivos móveis com ótima capacidade gráficas estava aumentando, e assim tomou a decisão de impedir o desenvolvimento de controladores de vídeo para seus futuros processadores pela nVidia. Assim, a empresa da maçã teve que decidir o rumo de seus aparelhos de entrada, isto é, optar pela utilização de processadores Intel juntamente com placa de vídeo da nVidia e com ótima performance para com o sistema operacional Mac OS X ou optar em fazer o uso de processadores passados para conseguir levar o negócio a diante. A Apple notou que a capacidade de processamento gráfico não era tão surpreendente tendo a disposição um GPU da nVidia, imagine então tendo alternativas integradas da Intel.

Apesar disso, a Intel buscou melhorar a sua oferta para com os gráficos integrados, e desta forma, disponibilizou os processadores Sandy Bridge que contam com controlador HD Graphics 3000, os quais tem a capacidade de chegar a uma performance próxima a de um controlador da nVidia, mas tendo um processamento maior que equilibra a balança devido a queda de performance gráfica. Conclusão, para utilizá-lo diariamente para programas, realizar tarefas simples, acessar a internet, editar e criar planilhas e textos, enfim, o processador Sandy Bridge é sutil e possui uma velocidade moderada. No entanto, quando se fala em jogo podemos visualizar com significância a queda do desempenho gráfico, sendo que para comprovar a sua má qualidade para games, de acordo com um teste realizado para com o jogo Call of Duty 4, a taxa de vídeo mal chegou a 25fps. Contudo, de acordo com a Intel, a tendência é continuar a dar atenção e investimento mais forte para os componentes gráficos, sendo que outras empresas estima-se de que em pouco tempo, mais precisamente em um intervalo de um ano, mais ou menos será possível encontrar processadores com controladores de vídeo de maior qualidade e tecnologia, os quais rodarão diferentes jogos com suavidade.

O MacBook Air deverá receber uma turbinada para a sua nova versão, incluindo o aparecimento da porta de conexão Thunderbolt que permite o tráfego de até 10Gb por segundo, e em cada porta há dois canais, ou seja, esta conexão é bidirecional podendo enviar e receber informações simultaneamente. É válido ressaltar que os processadores Sandy Bridge são mais rápidos e possui menor consumo de energia, algo que testes comprova tais características. No entanto, neste exato momento, se você busca uma ferramenta de diversão mais barata da Apple, não existe melhor opção do que o conhecido e desejado iPad, já que a grande parte de seus notebooks possuem preços surpreendente e até mesmo monstruosos.

Top