Novo uniforme do Bope – veja fotos do uniforme camuflado

O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) pretende ficar de cara nova em 2012. A tradicional farda preta, que era usada nas operações diurnas…

Mudança na roupa dos policiais do Bope causam estranheza

O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) pretende ficar de cara nova em 2012. A tradicional farda preta, que era usada nas operações diurnas e deu o nome de “’homens de preto” aos policiais, será trocada por um modelo camuflado digitalizado verde.

Motivos da mudança

A roupa preta, utilizada por muito tempo pelos policiais do Bope, teve de ser trocada devido à problemas de saúde que podiam causar. O tecido escuro acumula muito calor, prejudicando a saúde do policial. Os problemas que poderiam ser gerados eram mal-estar, desmaios, tonturas, desidratação e intermação (elevação da temperatura do corpo devido ao calor). Muitos soldados relataram já terem passado por problemas causados pelo uniforme.

Outro ponto negativo é que a farda preta é facilmente visualizada durante o dia, mesmo a distância, pois contrasta com o ambiente. Por isso, acabava colocando em risco a vida dos PMs, que se tornavam alvo fácil para os bandidos.

Embora estejam fazendo a troca, o preto não será abandonado. O Grupo de Resgate e Retomada de Reféns (GRR) vai usar o antigo uniforme. Além disso, o próprio Bope usará o preto durante operações noturnas.

De onde surgiu a ideia do uniforme preto?

A cor preta que era utilizada pelo batalhão foi adotada em 1992, antes dessa época, a farda era azul marinho. A troca pelo preto não teve embasamento científico, foi apenas motivo estético para intimidar os bandidos.

Na época, a tropa de elite do Exército Britânico, que invadiu a embaixada do Irã em Londres no ano de 1980, usava a coloração escura que deu inspiração para os policiais daquele ano.

O antigo uniforme preto

O novo uniforme e suas vantagens

A estampa escolhida, o camuflado digital de florestas, foi baseada no tecido usado pelos fuzileiros navais dos Estados Unidos. Vários testes foram feitos e mostraram que o novo uniforme ajuda no deslocamento dos PMs e retarda a visualização à distância, mesmo com auxílio de lunetas. Assim, os policiais estarão mais seguros, fora da vista dos bandidos. O tecido que será usado é de alta tecnologia e permite que o ar passe mais facilmente, não deixando que o calor seja retido. Além disso, é muito resistente ao fogo.

Leia Também:  Tumulto em jogo de futebol no Egito mata dezenas de pessoas

O preço da nova roupa

Há um ano, o Bope vem estudando a mudando de uniforme para ajudar os policiais durante as operações. Os conjuntos de camisa e calça devem custar ao Bope cerca de R$ 250 à R$ 300. São 400 policiais que devem receber dois conjuntos de camisa e calças camufladas e um conjunto de farda preta, também feito com o novo material. No total serão em média de 1200 a 1500 uniformes.

O novo uniforme verde camuflado digitalizado

Segundo palavras de um dos policiais,” embora a farda possa trazer estranheza entre os próprios soldados, não é ela que determina a qualidade das operações. O Bope será sempre o mesmo independentemente da vestimenta. E, se fora para melhorar a saúde dos PMs, a mudança será completamente aceita”.

Top