Novo tipo de tratamento contra o diabetes

Conheça o novo tipo de tratamento contra diabetes. Isso mesmo! A doença, caracterizada pelo alto índice glicêmico, agora pode ser tratada com procedimento cirúrgico.…

Conheça o novo tipo de tratamento contra diabetes. Isso mesmo! A doença, caracterizada pelo alto índice glicêmico, agora pode ser tratada com procedimento cirúrgico. Com isso, os níveis de açúcar ficam controlados e o diabético consegue melhorar a sua qualidade de vida.

Novo tipo de tratamento contra o diabetes. (Foto Ilustrativa)

Novo tipo de tratamento contra o diabetes. (Foto Ilustrativa)

O diabetes é uma doença que se manifesta quando o organismo não produz insulina ou produz uma quantidade insuficiente. Para quem não sabe, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que tem a função de facilitar a penetração de açúcar nas células e assim reduzir a glicemia.

Leia mais: Criança com diabete: o que fazer

Existem, basicamente, dois tipos de diabetes. O tipo 1, cujo diagnóstico é comum na infância, se manifesta quando a pessoa não produz mais insulina, em virtude de um defeito no seu sistema imunológico. Já o tipo 2, que acomete 90% dos diabéticos, se desenvolve quando o próprio organismo cria uma espécie de resistência à insulina produzida.

Novo tipo de tratamento contra o diabetes

O novo tipo de tratamento contra o diabetes promete beneficiar as pessoas que sofrem com o tipo 2 da doença. O método recém-descoberto, na verdade, é uma cirurgia, que foi inspirada no procedimento cirúrgico contra a obesidade.

Novos tratamentos estão sendo desenvolvidos para controlar diabetes. (Foto Ilustrativa)

Novos tratamentos estão sendo desenvolvidos para controlar diabetes. (Foto Ilustrativa)

Alguns estudiosos observaram que a cirurgia bariátrica, procedimento adotado para tratar obesos mórbidos, consegue reduzir o diabetes de 80% dos pacientes. O controle glicêmico também passa a ser uma realidade para 90% dos operados. Para se submeter a essa redução de estômago, é necessário ter IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 40.

Após identificar os efeitos positivos da cirurgia, os médicos começaram a considerar a possibilidade de tratar diabetes tipo 2 com esse tipo de intervenção.

Leia Também:  Tabagismo acelera degradação mental em homens, diz pesquisa

Saiba mais: Tipos de Diabetes: sintomas, diferenças

Cirurgia para tratar diabetes

O procedimento cirúrgico realiza uma redução do tamanho do estômago, o que permite eliminar o excesso de gordura corporal (um dos principais agravantes do diabetes tipo 2). Outros problemas de saúde também são minimizados, como é o caso da apneia do sono, da artrose e da hipertensão.

O novo procedimento se chama cirurgia metabólica. (Foto Ilustrativa)

O novo procedimento se chama cirurgia metabólica. (Foto Ilustrativa)

A cirurgia bariátrica tem melhorado o controle do açúcar no sangue, mas ela é indicada apenas para pessoas com obesidade severa ou mórbida. O procedimento pode ser muito perigoso para quem tem peso normal ou apenas alguns quilos a mais. Reconhecendo essa realidade, os médicos estão desenvolvendo um tratamento que pode ajudar todos os diabéticos, independente do peso, chamado cirurgia metabólica. O método, ainda em estudo, consiste em intervenções no tubo digestivo para prevenir o agravamento do diabetes tipo 2.

Veja também: Sintomas de diabetes

Agora você já conhece mais detalhes sobre a novo tipo de tratamento contra o diabetes. Procure um médico especialista no assunto para conhecer melhor a técnica. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top