Novo na empresa? Dicas para evitar os erros mais comuns nessa ocasião

PUBLICIDADE
Imagem: (Foto Divulgação)

Começar em um novo emprego, traz novamente a sensação de frio na barriga do início das aulas num colégio para onde você acaba de se matricular. É claro que você desejar se dar bem, fazer novas amizades e constituir um futuro na nova equipe. Porém, como a animação pode deixá-lo empolgado demais, especialistas dão algumas importantes dicas para você não escorregar em erros comuns e ainda ganhar pontos com o novo chefe. Confira!

Evite gafes

Chegar querendo fazer tudo nas primeiras semanas, assinalando o que você avalia como um problema ou recomendando alterações nos departamentos mais habituais da empresa não são uma boa ideia. É preciso ir devagar!

“O principal erro que os recém-contratados cometem é querer impressionar o chefe logo no primeiro dia. Permita que seu chefe conheça sua maneira de trabalhar e entenda sua dinâmica. Com isso, ele vai ganhando confiança e te passará novos desafios”, explica, a consultora Giuliana Hyppolito, da DMRH – empresa especializada em recrutamento e seleção.

PUBLICIDADE

Segundo ela, o novo funcionário precisa usar esse começo para conhecer o pessoal e se adaptar aos procedimentos de organização. “A observação, a escuta e a disposição para o aprendizado são atitudes fundamentais para seu sucesso. Justificar sua contratação por meio do trabalho, do empenho e da disponibilidade é a maneira mais segura de transmitir uma boa impressão”, sintetiza Giuliana.

Nada de comparar com o antigo emprego

A especialista acrescenta que outro erro muito comum é o novo colaborador fazer comparações com a agência onde atuava. “Isso acontece principalmente quando se trabalha numa companhia similar a que você está entrando. Não dá para ficar falando da outra sempre como o “nós”, pois parece que o profissional ainda não perdeu o vínculo com a empresa anterior. É difícil, mas precisa ser evitado”, destaca.

O mesmo deve ser sobreposto em relação às experiências dos empregos antecedentes. “O mercado é muito conectado e que as pessoas podem se conhecer. Se você viveu algum momento que não o agradou em vivências anteriores, busque identificar maneiras de evitar situações semelhantes, mas sem expor alguém”.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.