Novo medicamento poderá ajudar pessoas a perder 11% do peso em um mês

Uma medicamento experimental diminuiu o peso de macacos obesos em 11% em somente um mês. A droga representa uma nova esperança para combater a…

(Imagem: Foto divulgação)

Uma medicamento experimental diminuiu o peso de macacos obesos em 11% em somente um mês. A droga representa uma nova esperança para combater a obesidade em humanos.

Em ratos, o método foi ainda mais eficiente, diminuindo em 30% o peso dos animais no mesmo tempo. A pesquisa foi realizada pelo Centro de Câncer MD Anderson, do Instituto do Texas, nos Estados Unidos.

O medicamento conhecido como Adipotide, trabalha atacando o fluxo de sangue para todo o tecido adiposo branco, uma espécie de gordura, que tende a se aglomerar sob a pele e em volta da barriga.

Os macacos usados na pesquisa ganharam peso de forma natural, comendo o quanto queriam e deixando de fazer exercícios. A redução do peso foi computada nas primeiras três semanas de tratamento, com um ligeiro aumento na quarta semana.

O medicamento se acopla à um proteína encontrada na superfície dos vasos sanguíneos da gordura, a qual leva à morte da célula. Depois disso, as células são reabsorvidas pelo organismo.

Os macacos também melhoraram sua oposição à insulina, indicando que ela pode impedir o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Foram computados alguns efeitos nocivos nos rins, porém os médicos garantem que os males podem ser impedidos com a diminuição da dose conduzida.

Top