Novo medicamento para tratar obesidade em adultos

Conheça o novo medicamento para tratar obesidade em adultos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um novo remédio que promete combater o…

Conheça o novo medicamento para tratar obesidade em adultos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um novo remédio que promete combater o excesso de peso e reduzir o número de obesos no Brasil. Leia a matéria para conhecer mais detalhes sobre esse fármaco.

Novo medicamento para tratar obesidade em adultos. (Foto Ilustrativa)

Novo medicamento para tratar obesidade em adultos. (Foto Ilustrativa)

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 18% da população brasileira sobre de obesidade. O excesso de peso é mais comum entre os homens (56%), mas também atinge as mulheres (49%). Para mudar essa realidade, a Anvisa resolveu aprovar um novo fármaco contra a obesidade.

Leia mais: Conheça os remédios para emagrecer

Novo medicamento para tratar obesidade em adultos

Na última segunda-feira (29), a Anvisa aprovou o Saxenda, um remédio contra obesidade. O produto é novo no Brasil e será produzido pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk.

Fórmula do remédio

O princípio ativo do novo medicamento para tratar obesidade em adultos é a liraglutida, que, por sua vez, também está presente na fórmula do Victoza, remédio receitado no tratamento de diabetes tipo 2.

O remédio ajuda a emagrecer porque estimula a sensação de saciedade. (Foto Ilustrativa)

O remédio ajuda a emagrecer porque estimula a sensação de saciedade. (Foto Ilustrativa)

O novo fármaco chegará ao mercado para dividir espaço com dois outros medicamentos usados no tratamento da obesidade, ou seja, a Sibutramina e o Orlistat. Não é qualquer pessoa que pode administrar o Saxenda. Na verdade, o remédio deve ser receitado pelo médico, para pessoas com IMC maior de 30.

Indivíduos com IMC maior que 27 e com problemas de saúde, como hipertensão arterial e diabetes, também podem realizar o tratamento contra obesidade com Saxenda.

Saiba mais: Melhor Remédio para Emagrecer: Sibutramina

Como funciona o Saxenda?

O medicamento age no organismo imitando a ação do GLP1, uma substância que estimula a sensação de saciedade e reduz o apetite. O remédio pode desencadear efeitos colaterais, como náuseas e vômitos, mas nada que torne o consumo arriscado.

Qualquer remédio contra obesidade deve ser consumido com indicação médica. (Foto Ilustrativa)

Qualquer remédio contra obesidade deve ser consumido com indicação médica. (Foto Ilustrativa)

Atualmente, os obesos realizam tratamentos com Sibutramina ou Orlistat. O primeiro medicamento estimula a sensação de saciedade, mas oferece risco ao coração. Já o segundo, faz o organismo absorver uma quantidade menor de gordura. Agora, muitas pessoas estão ansiosas para experimentar o Saxenda.

Continuar Lendo  Receita de trufas de brigadeiro

Veja também: Cuidados com a Obesidade – Doenças

As pessoas com índice de massa corporal inferior a 30 não podem consumir o novo medicamento para tratar obesidade em adultos. Elas devem perder peso de forma natural, praticando exercícios físicos e mantendo uma dieta balanceada. Antes de comprar o remédio na farmácia, converse com o médico e peça uma indicação. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top