Novo exame detecta sete tipos de câncer de mama

O câncer de mama é considerado uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil. O risco de morte aumenta quando o diagnóstico é…

Por Isabella Moretti em 01/11/2013

O câncer de mama é considerado uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil. O risco de morte aumenta quando o diagnóstico é tardio ou quando o tratamento não se mostra apropriado para o tipo de tumor.

O câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil. (Foto:Divulgação)

Exame que diagnostica 7 tipos de câncer de mama

Pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, afirmam ter criado um exame capaz de detectar sete tipos de câncer de mama. Se tudo correr como o previsto, o método estará disponível em dois anos.

Um artigo sobre o novo exame foi publicado na revista especializada “British Journal of Cancer”.

Em 2012, os estudiosos britânicos descobriram que o câncer de mama pode se manifestar de 10 formas diferentes, variando de acordo com a genética do paciente.

Atualmente, sem um exame mais detalhado e completo, as variações do tumor maligno nos seios são identificadas apenas através de um exame genético detalhado, que tem preço elevado e não é acessível para a maioria dos pacientes.

O novo exame é superior a mamografia, pois identifica variações. (Foto:Divulgação)

O exame capaz de diagnosticar sete tipos de câncer é realizado a partir de um método que avalia dez proteínas importantes para identificar a variação da doença.

Na pesquisa, os cientistas procuraram encontrar assinatura para cada tipo de câncer, considerando a análise de 1.073 amostras de tumores. Dos tecidos avaliados, 93% se enquadravam em um dos sete tipos possíveis do exame. Os outros 7% foram difíceis de classificar em uma categoria.

A descoberta dos cientistas britânicos vai ajudar os médicos a tornar os tratamentos mais personalizados e eficazes. Sendo assim, a taxa de sobrevivência dos pacientes com câncer de mama também tende a aumentar.

De acordo com Andy Green, líder do estudo, a escolha do tratamento mais adequado está ficando cada vez mais complexa, pois existem muitas opções para tratar o câncer de mama. O exame, por sua vez, permite encontrar a terapia mais apropriada para o caso de cada paciente.

Os cientistas estão otimistas quanto à descoberta do novo exame de câncer de mama, mas o departamento de informação científica da ONG britânica Cancer Research UK acredita que mais estudos precisam ser realizados.

O exame que detecta sete tipos de câncer de mama precisa de mais estudos. (Foto:Divulgação)

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nos seios quando um conjunto de células começa a se dividir de forma descontrolada. O diagnóstico da doença normalmente é realizado através da mamografia, ressonância magnética, ecografia e exame de imagem. Quando o tumor é encontrado, um tecido da mama é coletado e enviado para biópsia. Somente assim é possível saber qual tipo de tratamento iniciar.

Os principais fatores de risco do câncer de mama são: histórico familiar, idade, menstruação precoce, menopausa tardia, obesidade, colesterol alto e ausência de gravidez.

Top