Novo exame de sangue detecta problema cardíaco escondido

O novo exame de sangue detecta problema cardíaco escondido, foi desenvolvido por pesquisadores ingleses. A necessidade de um diagnóstico do tipo surgiu após constatarem…

O novo exame de sangue detecta problema cardíaco escondido, foi desenvolvido por pesquisadores ingleses. A necessidade de um diagnóstico do tipo surgiu após constatarem que milhares de pessoas faleceram nos últimos anos decorrente de complicações cardiovasculares que não apresentam sintomas.

Novo exame de sangue detecta problemas cardíacos escondidos. (Foto Ilustrativa)

Novo exame de sangue detecta problemas cardíacos escondidos. (Foto Ilustrativa)

O exame já está disponível em dois grandes hospitais da Inglaterra e apesar de ainda estar em fase de teste, já apresenta muita segurança nos resultados. Através da análise de determinados genes presentes no sangue de cada paciente, é possível detectar heranças hereditárias que levam ao desenvolvimento de doenças no coração.

Leia também: Aprenda a cuidar da saúde do cardíaca

Novo exame de sangue detecta problema cardíaco escondido

O grande objetivo do novo exame de sangue detecta problema cardíaco escondido, é simplificar e facilitar o diagnóstico de problemas no coração que são passados através do gene, dos pais para os filhos. Detectar esse tipo de complicação antes da doença se manifestar com agressividade e levar o indivíduo a morte de maneira silenciosa, permite a chance de tratamento e menor risco a saúde de todos os afetados.

Com esse exame será possível prevenir doenças do coração. (Foto Ilustrativa)

Com esse exame será possível prevenir doenças do coração. (Foto Ilustrativa)

Só no Reino Unido, mais de 500 mil pessoas possuem por problemas cardíacos hereditários e mais da metade desse total não tem conhecimento da doença. Ao disponibilizar o novo exame em todos os hospitais do país, estima-se que a taxa de morte ocasionada por esse tipo de complicação diminua gradativamente.

Um exame parecido já havia sido desenvolvido, porém, o alto custo impedia que ele fosse distribuído em massa nos hospitais. A eficácia e o baixo custo são uma das características do novo exame, que provavelmente será disponibilizado no SUS daqui alguns anos.

Leia Também:  Frituras com azeite ou óleo de girassol não são prejudiciais a saúde cardíaca

Veja também: Grão-de-bico para saúde do coração

Como é feito o exame?

O exame é feito de início, em apenas um membro da família. Após a coleta, o sangue é exposto a testes que analisam 174 genes específicos de maneira simples e rápida, se constatado algum gene defeituoso, o indivíduo é alertado sobre o risco de desenvolver o problema e toda a família é convidada a realizar o exame também. Você pode procurar o laboratório com exame de sangue para poder fazer o teste.

O exame analisa os genes de forma rápida e eficaz. (Foto Ilustrativa)

O exame analisa os genes de forma rápida e eficaz. (Foto Ilustrativa)

Nem todos os membros de uma mesma família são acometidos pelo problema. Mas quando um parente próximo possui doença cardíaca que pode ser hereditária, toda a família deve permanecer em constante alerta e fazer consultas com um cardiologista constantemente.

O novo exame tem potencial para alterar esse quadro, já que se um familiar realizar o teste e obter resultado negativo, poderá se manter mais tranquilo em relação aos riscos de diversas doenças cardiovasculares.

Leia mais: 4 doenças do coração que mais matam

O Novo exame de sangue detecta problema cardíaco escondido ainda deve ser testado na Inglaterra por mais alguns meses e só então disponibilizado em outros países. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

Top