Novo cartão para a entrada de estrangeiros no Brasil

Nesta quinta-feira (16), a Polícia Federal publicou no “Diário da União” um texto sobre o novo cartão para a entrada de estrangeiros no Brasil.…

Por Isabella Moretti em 18/05/2013

Nesta quinta-feira (16), a Polícia Federal publicou no “Diário da União” um texto sobre o novo cartão para a entrada de estrangeiros no Brasil. De acordo com as informações, o documento servirá para melhorar o controle de imigrantes.

O novo cartão quer melhorar o controle migratório. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Curso de português online para estrangeiros 2013

Como é o novo cartão?

O novo cartão será utilizado para a entrada e saída de estrangeiros do território nacional. Cabe ao portador gerar o documento e imprimi-lo. A Polícia Federal só fornecerá o cartão em casos de via terrestre.

O cartão de entrada e saída de estrangeiros está disponível no site oficial da PF. O arquivo é editável, ou seja, permite que o indivíduo preencha as informações solicitadas com comodidade e segurança.

Após o preenchimento do cartão, é importante imprimir duas vias do documento que será apresentado no controle migratório do Brasil.

O cartão pode ser preenchido no site da Polícia Federal. (Foto:Divulgação)

A empresa responsável pelo transporte do passageiro deve se responsabilizar pela entrega dos cartões. A medida só não é válida em casos de passagens terrestres. Se o estrangeiro que realizará o transporte por terra não tem acesso à internet para gerar o documento, a Polícia Federal tem o dever de fornecer o cartão.

O cartão do estrangeiro poderá incluir mensagens e imagens de eventos oficiais ou ações do governo, desde que a Polícia de Imigração autorize.

Acesse o site da Polícia Federal para gerar o cartão de entrada de estrangeiro e para obter maiores informações.

Estrangeiros no Brasil

Diferentes motivos fazem com que o estrangeiro se interesse pelo Brasil. O país tem ótimos atrativos turísticos e também busca profissionais especializados para atuar em determinadas áreas com déficit. De acordo com a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), o Brasil necessita de 6 milhões de profissionais estrangeiros.

Estrangeiros que entram e saem do Brasil precisam se preocupar com a documentação. (Foto:Divulgação)

Para entrar no Brasil, o estrangeiro precisa obter o visto. Este documento pode ser emitido por embaixadas e consulados brasileiros em outros países. O propósito da visita vai influenciar nas validades e permissões do visto.

A concessão do visto nem sempre é uma garantia da entrada do estrangeiro no Brasil. A Polícia Imigratória tem autoridade para vetar o documento assim que o turista desembarcar no território.

Se o estrangeiro tem a intenção de permanecer no Brasil, ele terá que providenciar outros documentos importantes para não ter problemas, como Registro Nacional, CPF, Certificado de Igualdade, Certidão Negativa, entre outros. Para mais informações sobre toda a documentação, é necessário procurar uma unidade da Polícia Federal.

Veja também: Isenção de vistos para países Europeus

Top