Novelas que fizeram campanhas sociais

Em Salve Jorge a protagonista foi vítima de uma quadrilha de tráfego de pessoas. O crime, que não é muito divulgado, é fruto de uma grandiosa rede, que envolve pessoas poderosas, muitas vezes acima de qualquer suspeitas.

Algumas novelas ajudaram com campanhas sociais, como Salve Jorge (Foto: Divulgação)

Mesmo com baixos índices de audiência e muitas críticas por falta de continuidade, Salve Jorge, escrito por Glória Perez, conseguiu fazer uma campanha contra o trafego de pessoas e alertas que esse tipo de crime é mais comum do que muitos pensam.

Novelas e campanhas sociais

No Brasil, novelas como a de Glória Perez são muito comuns, e acabam incluindo em sua trama campanhas sociais. Nos últimos anos, tratamento contra alcoolismo, ciúmes excessivo, doação de órgãos e Síndrome de Down foram abordados em novelas. Até bandeiras idealistas são levantadas, como acontece em Amor à Vida, onde o preconceito contra um personagem homossexual choca, mas mostra uma realidade muito evidente em milhares de famílias do país.

laços de Família começou um ciclo aberto de campanhas sociais em novelas (Foto: Divulgação)

O começo do marketing social em novelas nacionais

Alguns acreditam que na década de 90 é que campanhas sociais em novelas ficaram mais comuns, mas já era possível perceber iniciativas assim sociais há muito tempo. “Merchandising social existe desde o início da década de 1970. ‘Verão Vermelho’, em 1970, já tratava da questão da reforma agrária. ‘Meu Pedacinho de Chão’, analfabetismo e questões do homem do campo”, explica Nilson Xavier (@teledramaturgia), autor do livro Almanaque da Telenovela Brasileira.

Em 1990 “Laços de Família”, incluiu em sua trama uma campanha por doação de medula. Uma de suas protagonista é vítima de leucemia e sua mãe acaba engravidando para que o bebê possa ser usado no tratamento da filha doente. A cena de Carolina Dieckmann raspando a cabeça para que sua personagem com leucemia mostrasse para o Brasil o drama de uma pessoa com a doença foi chocante. O resultado dessa novela foi um aumento nas doações de medulas ósseas no país.

Debater temas polêmicos e fazer grandes campanhas sociais misturando a realidade com a ficção é uma característica de novelas brasileiras. Veja a seguir uma lista de novelas que tiveram em seu enredo uma campanha social:

“Explode Coração” (1995) – Desaparecimento de pessoas

“O Rei do Gado” (1996) – Discussões sobre Reforma Agrária e MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra);

“O Clone” (2002) – Vício em narcóticos

“Páginas da Vida” (2006) – Síndrome de Down e Alcoolismo

“Caminho das Índias” (2009) – Esquizofrenia e Psicopatia

Reply