Novela das Seis Paraíso: Confira as diferenças entre as Versões de 2009 e 1982!

PUBLICIDADE
Novela Paraíso

Na época que a novela Paraíso estreou pela Rede Globo em 1982 eu não havia nem nascido ainda, ela que fez grande sucesso na década de 80 retorna com uma adaptação agora em 2009. Além de 82 ela foi reprisada em 1986 no programa Vale a pena ver de novo.

Depois de 27 anos da exibição da primeira versão a novela irá retornar ao ar dentro do contexto da história original, é claro que a mesma sofreu algumas modernizações, sendo possível encontrar algumas diferenças entre as edições de 1982 e 2009.

Tive a oportunidade de receber a sinopse das duas versões, aproveitando o momento escrevi as diferenças que acabei percebendo da versão original (1982) e a adaptada (2009).

PUBLICIDADE

Primeira

2009 –A jovem Maria Rita foi criada pela mãe Mariana (Cassia Kiss) para ser freira e enfrentou desde cedo o assédio do povo que procurava a menina em busca de milagres.

1982 – Dona Mariana (Eloísa Mafalda), que vive a divulgar a santidade da filha e sonha vê?la num convento. A população tem rumores sobre os milagres que Maria Rita teria feito na infância.

Segunda

2009 –O fazendeiro Eleutério pai de José Eleutério, um grande contador de histórias.

1982 –Os pais de José Eleutério e Maria Rita eram proprietários de grandes fazendas e figuras importantes da região.

Terceira

PUBLICIDADE

2009 – José Eleutério carrega a fama de “filho do diabo” por culpa do pai, o fazendeiro Eleutério, um grande contador de histórias conhecido por guardar um diabinho em uma garrafa. A imaginação do povo atribui ao rapaz este apelido porque sua mãe morreu no parto depois que o diabo chegou à casa da família.

1982 –O pai de José Eleutério, Eleutério, possui uma garrafa, onde cria o diabo, que lhe garante incríveis poderes. Na realidade, a garrafa é apenas uma lembrança adquirida por Eleutério numa feira do Rio de Janeiro. Mas o povo da pequena cidade acredita na lenda.

Quarta

2009 – Norberto ocupa pela segunda vez o cargo de prefeito da cidade Paraíso em Mato Grosso, além de ser um dos fazendeiros da região ficou reconhecido por fazer o que for possível pela cidade.

1982 –Prefeito da cidade Paraíso se chama Norberto, um sujeito bonachão e sério, mas tem dificuldade de lidar com os poderosos da região e seu jeito de fazer política, ficando sempre à margem de importantes decisões.

Quinta

2009 –A primeira dama, Aurora (Bia Seidl), costuma reclamar a ausência do marido Norberto, porém Maria Rosa (Fernanda Paes Leme), a filha independente e moderna, tenta convencer a mãe da importância do pai administrar a cidade.

1982 –Norberto é casado com a doce Aurora (Tereza Raquel) e pai de Maria Rosa (Elizângela), professora formada, muito inteligente, o melhor “partido” da cidade.

Sexta

2009 – Otávio (Guilherme Winter) e Ricardo (Guilherme Berenguer), cansados da vida no Rio de Janeiro, vendem os parapentes e colocaram o pé na estrada a procura do amigo Zeca (Eriberto Leão), que acreditavam poder ajuda?los a arrumar um emprego. E é assim, enrascados em confusões, que Otávio (Guilherme Winter) e Ricardo (Guilherme Berenguer) conseguem colocar no ar a rádio Voz do Paraíso.

1982 – Otávio Elias (Mário Cardoso) e Ricardo Bidauska (Caíque Ferreira), dois jovens incansáveis na tentativa de trazer o desenvolvimento para a pequena cidade. Formaram-se em comunicação no Rio de Janeiro, mas não conseguiram oportunidade de trabalho na cidade devido à retração do mercado e decidiram tentar a vida no interior.

Sétima

1982 –Paraíso retratava o universo dos boiadeiros com rodas, com violeiros, tudo organizado sempre pelo personagem Diogo (Sérgio Reis).

2009 –Nesta nova versão o autor da novela, Benedito Rui Barbosa, investe na temática rural brasileira retratando a vida nas fazendas. Será fácil acompanhar enfoques políticos, abordando a questão agrária, alerta sobre os desmatamentos e mostra a chegada do progresso à pequena e pacata Paraíso, uma cidade do interior. As histórias são entremeadas pelos romances, pelas quermesses da igreja, pelas fofocas das moças da cidade e pelos “causos” que aumentam a cada vez que são contados.

Se você já assistiu a novela pode dizer nos comentários o que espera dessa nova versão.

Leia também:

18 Comentários

  • acho que o Zeca deveria fazer alguma coisa excepcional que cativasse o coração da Dona Mariana e que a Maria Rita ficasse com o Zeca com o consentimento da mãe e desse muitos netos para Sr. Antero e que todos ficassem felizes e que a Rosinha também não morresse de parto.

  • Eu axu q o autor deveria mudar o final… tadinho do Zeca ele sofre demais ;(

  • Eu assisti a 1ª versão, na qual tinha 7 aninhos somente, mas me lembro muito bem dos atores principais. Minha mãe me achamava sempre qdo a novela começava e eu deixava o q estava fazendo pra assistir. Era facinada pelo Zeca [Kadu Moliterno]. A única coisa que me deixou muito decepcionada, foi vê que somente no último capítulo Zeca rouba Santinha em um cavalo branco e termina a novela.
    Foi muito traumatizante pra uma garotinha de 7 anos! hehehehe…..
    Espero sinceramente que nessa nova versão isso mude!!!

  • Não estou gostando muito, acho que a atriz que faz a santinha não tá dando muito certo, os outros estão ótimos, não estou dizendo que a atriz não é boa, é neste papel que não teve quimica.Alguém po
    deria me responder por que os reprises é de novelas que recem deu , que ainda está na nossa memória? Não dá para passar novelas antigas?

  • Eu não pude assistir à primeira versão.. não era nascida ainda. Mas tem algo nessa novela que me incomoda: a personagem Santinha está sempre de nariz vermelho por só viver chorando. Chega! Não dá mais pra aguentar tanto choro com uma coisa que não é tão complicada de se resolver. Achei muito exagero de sofrimento. Acredito que, como é uma versão modernizada, as mulheres certamente não agiriam tão passivamente como ela. Mas… paciência!

  • A novela ta muito longe da atualidade, mesmo no interior a cabeça das pessoas é outra, esta parecendo uma novela de epoca, apenas com uma linguagem mais atual.

  • gosto muito da novela paraiso,não me lembro muito da anterior,só de algumas coisas,mas gostaria muito de saber se realmente rosinha morre depois ganhar um nenem………bjs

  • Estou acompanhando a novela e gosto muito e parabenizo o autor pela brilhante novela só gostaria que a Maria Rita ficasse com o Zeca agora e não no final da novela como acontece com toda história de amor das novelas da globo.

  • eu assisti em 1982 e a reprise em 1986 confesso que na primeira vez que passou essa novela fiquei maravilhada era linda o moliterno de ze eleuterio e a cristina de santinha tinham tudo a ver era linda demais eu morava em um bairro de sitio mesmo nessa epoca e me lembro que quando a novela começava todos paravam pra ver amei demais
    sem falar na abertura com a musica PROMESSAS DEMAIS com Nei Matogrosso era linda a sgunda versao esta meio fraquinha em relaçao a primeira devia reprisar mais uma vez

  • Brincadeira! Disseram que iriam falar de diferenças. Falaram a mesma coisa com dizeres diferentes. A novela ta igual, diálogo mais moderno, Cenário e figurino atualizado. Tanto que na primeira versão em 82, eu com 12 anos era apaixonada por esta novela , agora, to achando um saco essa carolice da Maria Rita. Eles podiam ter mudado isto um pouco. Caramba! só três beijicos até agora ? Fala sério!

  • Eu assistí a novela Paraíso quando passou em 1982. Lembro pouca coisa dessa novela.
    Só acho que não precisa mais mostrar segunda versão de novelas que já passaram.
    Gostei da novela, apesar de ver mais uma vez a chatice da beata dona Mariana.
    Só acho que não precisa demorar muito tempo para acabar, desde quando já sabemos o final da novela.
    Um abraço.

  • Eu assisti as duas filmagens e também à reprise em 1986.
    Não percebi grandes diferenças e estou adorando o remake, principalmente, em função das imagens bucólicas e das várias histórias de amor de permeiam a tramao Brasil além da ingenuidade peculiar ao interior d.

  • Me lembro vagamente da primeira versão.
    Mas como essa versão é mais moderna, bem que a santinha poderia ser menos carola e não abrir mão de um amor tão bonito como é o do Zeca por ela.

  • márcia, na novela paraíso de 1982, a santinha era a atriz cristina mullins, que pode ser vista no momento, a tarde, em senhora do destino, como a mãe do chaulin (não sei se é assim que se escreve), confesso que não me lembro de toda a trama da novela original mas acho que era bem melhor que agora, nao gostei muito do toque de modernidade que foi dado a novela.

  • eu prefiro a novela como foi na sua primeira versao me parece que foi mais bonita pelo que me lembro.

  • Tive a oportunidade de assistir os primeiros capitulos de Paraiso, não vou fazer comparações com a versão original, mas sim, opinar.
    É bom, no começo da noite, ter uma novela leve com uma
    paisagem agradável e com os causos bem trabalhados.
    No momento prefiro isso a uma eterna guerra entre o bem e o mal, entre a maldade e a bondade, deixa isso para outro horário.
    A maldade tem que ser tratado com com certo humor e de maneira suave.
    Depois de um dia duro, Paraiso esta na dose certa.

  • Gostei de ler aqui as diferenças entre as duas novelas, eu assiti a primeira versão, mais ja tinha me esquecido de algumas coisas. Só gostaria de saber quem foi a atriz que fez a primeira santinha, não me lembro do nome, só me lembro do rosto da atriz. Obrigada pela atenção.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.