Enem 2015 – Novas Regras Enem

PUBLICIDADE

O Enem 2015 – novas regras enem – está sendo aperfeiçoado para que cada vez mais a prova seja referência no país e até volte, futuramente, a ser o vestibular unificado para todas as universidades federais, como aconteceu em 2009. Algumas regras foram aprimoradas nas últimas edições e envolvem desde erros de português até a punição aos candidatos que utilizam a prova ou a redação para satirizar, como no episódio do ano passando quando um estudante escreveu o hino do palmeiras na ficha de redação; Além deste caso, outros também aconteceram e foram noticiados.

Enem 2015 - Novas Regras Enem (Foto: Divulgação)

Enem 2015 – Novas Regras Enem

Com bom senso e atenção é possível fazer o Enem 2015 – novas regras enem – com tranquilidade. Para isso, leia as regras na primeira folha do caderno do Enem para não correr o risco de ser eliminado. Dois outros pontos importantes devem ser lembrados: fique atento ao preencher os dados na folha de resposta e na hora de elaborar a redação.

Leia mais informações sobre: Novas Regras de Redação – Enem 2015

PUBLICIDADE

Regras da redação

Estudante deve ficar atento às novas regras da redação (Foto: Divulgação)

Ao fazer a redação, o estudante deve seguir alguns parâmetros importantes, segundo o MEC. As regras para o texto são: quantidade mínima e máxima de linhas e argumentação. Alguns especialistas afirmam que não existe uma quantidade ideal na prova, mas o candidato deve elaborar seu raciocínio, com início, meio e fim, dentro da limitação.

Quem já fez a prova do Enem, sabe que o tema da redação vem acompanhado com alguns trechos de pensamentos sobre o assunto, os chamados ‘textos de apoio’, onde alguns especialistas e envolvidos comentam sobre a questão abordada na prova. Ao fazer o texto, o estudante deve usar seus argumentos de forma clara e coerente e no final da dissertação deve inserir uma espécie de resolução do problema. Até esta edição não é permitido o uso de poesias ou outros estilos na redação.

Nota zero na redação

Cerca de 524 mil pessoas, das 6 milhões que fizeram a prova do Enem 2014, tiveram a nota zero na redação. Isso acontece devido ao não cumprimento de alguns pontos, como não permanecer no tema, a inserção de outros estilos textuais, redação com menos de 8 linhas e se houver desrespeito aos direitos humanos.  E não adianta fazer a redação e deixa-la na folha de rascunho.

524 mil pessoas tiraram zero na prova de 2014 (Foto: Divulgação)

Regras de correção

Existe alguns itens no manual do candidato que dispõem sobre as provas que não serão corrigidas pela equipe do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).  É importante o candidato indicar no cartão-resposta a cor do caderno de questões, sem isso não haverá correção.

Candidato deve indicar no cartão-resposta a cor do caderno de questões para não ter prova cancelada (Foto: Divulgação)

Outro ponto que pode anular a prova, é o aluno sair da sala sem o acompanhamento de um dos fiscais aplicadores. Em casos mais simples, como abandonar a prova ou até mesmo levar o caderno de questões juntamente com o cartão de respostas ou a folha de redação, o candidato também será eliminado.

PUBLICIDADE

Leia também:

7 Comentários

  • Muito bem aplicada essa nova regra!

  • vão manda outro questionario de resposta.eo local da prova vai ser em outro local..

  • olá gente td bem?

    vou prestar concurso pro ENEM , e espero alcançar os resultados desejados.
    E estou passando aqui para deixar uma BOA SORTE pra todos que iram participar, e que desejam o mesmo pra mim.

    beijos à todos…

  • Como saber se posso pedir carencia na hora da inscriçao. Quais os quisitos para que vc possa pedir carencia, isenção da tx de inscriçao?

  • eu nao terminei o ensino medio e gostaria de saber, se posso fazer a prova do enem,sendo aprovada eu terei o certificado de conclusao? aguardo resposta pois preciso desta confirmaçao para poder me preparar

  • olá, gostaria de saber se há como cancelar uma pré-inscrição no enem para fazer outra. pois fiz a inscrição mas esqueci de declarar carência, e agora vou ter que pagar a taxa. teria como cancelar essa pré-inscrição e fazer uma outra declarando carência e assim me isentar dessa taxa? pois sou oriunda de escola pública.

  • Quais as universidades que unificarão o vestibular em 2010?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.