Nova Unidade da USP em Santos

Atualmente as pessoas sabem a importância de obter um curso superior, pois o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e exigindo das…

Por Redacao em 01/09/2011

Atualmente as pessoas sabem a importância de obter um curso superior, pois o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e exigindo das pessoas cada vez mais conhecimentos e habilidades específicas. O Brasil conta com instituições de ensino particulares, federais publicas, e publicas. A particular exige que o aluno compareça mensalmente com determinada quantia de dinheiro referente ao curso, já as federais e publicas exigem que o aluno obtenha a nota adequada em seus processos seletivos, uma vez o aluno estando aprovado, tem a possibilidade de fazer o curso superior inteiramente gratuito, entretanto é preciso preparo e dedicação para passar no vestibular, que nem sempre é tarefa fácil.

A USP está entre as grandes universidades do país, mantida pelo governo do estado de São Paulo, além de ser a maior universidade publica do Brasil, também é uma das mais prestigiadas. Com o número impressionante de 75 mil alunos, a USP é uma das maiores instituições de ensino da América latina. Levando em consideração as universidades públicas, a USP tem o maior número de vagas de graduação e de pós-graduação no Brasil, tornando a universidade responsável também pela formação do maior número de mestres e doutores do mundo, bem como responsável por metade de toda a produção científica do estado de São Paulo e mais de 25% da brasileira.

A USP possui unidades várias na cidade de São Paulo, e também no interior do estado, como: em São Carlos, Bauru, Ribeirão Preto, Pirassununga, Lorena, e uma ressente novidade foi a aprovação da abertura da nova unidade da USP em Santos.

A localização da USP em santos já foi definida, a universidade será instalada o primeiro campus da universidade na Baixada Santista será numa área na Vila Mathias, onde funcionava a escola estadual Cesário de Bastos e a antiga garagem de bondes. A USP ficará responsável pelas obras de readaptação dos imóveis, que somam 13 mil metros quadrados e são em parte tombados pelo patrimônio histórico municipal.

Os primeiros cursos USP em santos serão: graduação em Engenharia de Petróleo, especialização semipresencial em Ética, Valores e Cidadania na Escola e mestrado em Sistemas Logísticos.

A previsão é de que já em 2012 a universidade comece a funcionar, e inicie as aulas do curso de graduação em engenharia de petróleo e do mestrado em sistemas logísticos. O curso de graduação em engenharia do petróleo teve sua transferência para o litoral devido à necessidade de atender à demanda gerada pelas instalações da Petrobras na cidade para a exploração do petróleo do pré-sal na Bacia de Santos.

Agora é só aguardar o funcionamento da unidade da USP em Santos e ficar atento a chegada de novos cursos à instituição de ensino. É uma ótima opção para quem mora em Santos, ou nos arredores da cidade praiana ter em sua cidade uma instituição do porte e do prestigio da USP. Acesse o site oficial da USP e fique interado sobre todas as novidades que surgirem em relação à nova unidade da instituição de ensino na cidade de Santos.

Top