Nova técnica de emagrecimento diz que calcular calorias é inútil

40 calorias é o equivalente a uma laranja e meia taça de suco de fruta. O suco, no entanto, é menos vantajoso que a…

40 calorias é o equivalente a uma laranja e meia taça de suco de fruta. O suco, no entanto, é menos vantajoso que a fruta. Os dois, são ricos em glicose e os dois possuem carga glicêmica razoável. Porém, sem as fibras que a fruta possui, o suco natural força o pâncreas a proporcionar insulina muito rápido, para compensar o açúcar ativo. As fibras contida na fruta retardam essa ação metabólica, o pâncreas atua menos inesperadamente, sem comprometimento para o organismo. Em uma decorrência benéfica adicional, para serem digeridas as fibras vão forçar o organismo a consumir energia que, de outra forma, seria guardada no organismo na forma de gordura.

“O suco da fruta sem as fibras é o que leva ao aporte exagerado de insulina”, diz o endocrinologista Freddy Eliaschewitz. O efeito da insulina dura pouco, imediatamente a sensação da saciedade acaba e a fome retorna com força total. O que parece uma refeição saudável é uma bomba ativa para o organismo. As fibras contidas nas frutas aumentam o efeito de saciedade, o que faz o indivíduo consumir menos.

Apesar de pesquisas já mostrarem as alterações nos procedimentos, pelos quais o organismo lida com a glicose na deficiência das fibras e na presença delas, essa noção só se tornou inquestionável recentemente. Os Vigilantes do Peso, franquia brasileira da maior companhia de dietas do mundo, a Weight Watchers International, irão colocar em prática nesta semana uma nova técnica de emagrecimento que cogita esse progresso. Ele desconhece o número de calorias contidas nos alimentos. “Contar calorias é inútil”, afirma David Kirchhoff, presidente do instituto.

A nova dieta sustenta o padrão de pontos em vigor desde 1997 no mundo e que leva em conta a altura, o sexo, o peso e a idade do indivíduo. A novidade é o critério seguido para atingir a pontuação final. Ingressa no cálculo agora, o caso de que o procedimento metabólico de quebra de carboidratos utiliza até 20% das calorias nos alimentos, ao mesmo tempo que a quebra da gordura usa só 5% do conteúdo energético total.

Leia Também:  Unhas decoradas All Star: como fazer passo a passo

Como preceito, o novo programa estimula a ingestão maior de fibras e proteína, já que elas prolongam a sensação de saciedade. Por isso, ainda que haja o mesmo número de calorias, um bife de 100g de carne branca equivale a 3ProPontos – novo padrão de medida dos Vigilantes – ao passo que uma coxinha de frango equivale a 8. Meia taça de suco de laranja equivale a 2 ProPontos. Uma laranja, a zero.

Embora a lista de pontos dos Vigilantes seja vasta, ela não é capaz de incluir todo alimento disponível nas prateleiras dos mercados. Por isso, aderentes da dieta devem ter em mãos uma calculadora de papel, a qual é objeto do kit básico ministrado pela empresa. Para saber quantas calorias está consumindo, é preciso computar o número de quatro macronutrientes considerados pela dieta: fibra, gordura, carboidrato e proteína.”A dieta dos Vigilantes é uma boa forma de conquistar o emagrecimento”, afirma a nutricionista Juliana Baptista, do Centro de Pesquisas Clínicas de São Paulo.

Ela funciona sobretudo porque admite comer de tudo e emagrecer impedindo o efeito “vai e volta” daqueles que excluem das refeições de que mais gosta, porém, é claro, não serve para 100% dos gordinhos. Apesar da cota de alimentos a ser ingerida varia de indivíduo para indivíduo, a técnica de emagrecimento é algo muito mais complexo do que isso. É necessário levar em consideração também a forma como cada pessoa guarda a gordura em seu organismo e o grau de obesidade.

 “Quem tem mais acúmulo de gordura na região abdominal do que nos quadris, o chamado ‘tipo maçã’, deve tomar mais cuidado com o consumo de carboidrato e gordura do que aqueles que estocam energia nas coxas, o ‘tipo pera’, diz o endocrinologista Geraldo Medeiros, da Universidade de São Paulo. Além disso, os obesos, em geral, necessitam reunir regime, prática regular de atividades físicas, medicamentos para controlar o apetite e acompanhamento com médico, nutricionista e psicólogo.

Leia Também:  Rosquinha de banana

Top