Nova regra para envio de emails no Brasil

Uma mudança foi realizada no sistema de emails com o objetivo de diminuir o envio de spam e o poder dos hackers no correio…

Uma mudança foi realizada no sistema de emails com o objetivo de diminuir o envio de spam e o poder dos hackers no correio eletrônico. A partir das 0h do dia 1º de janeiro, uma porta padrão foi fechada e os internautas terão que reconfigurar os seus programas de emails, como Outlook, Windows Mail ou Apple Mail.

A nova regra tem como objetivo reduzir o número de spam e aumentar a segurança na internet. (Foto:Divulgação)

A nova regra para envio de emails no Brasil vai impactar 10 milhões dos 70 milhões usuários.

Porta de correio eletrônico foi fechada

A porta que foi trocada em prol da segurança dos emails é a de número 25, considerada padrão para os serviços de correio eletrônico. A mudança promete tornar a rotina dos internautas mais segura, pois limita a atuação de hackers internacionais e criminosos virtuais na web.

Quando a porta 25 ainda era a padrão do correio eletrônico, o hacker invadia o sistema, dominava o computador do usuário e enviava emails indesejáveis, como propagandas, remédios e até site de conteúdo adulto. Sem segurança na sua caixa de entrada, o brasileiro passou a lidar com o uso indevido do computador e também com o custo de determinadas operações. O envio de emails indesejáveis pela porta 25 tornou o sistema lento e perigoso.

Saiba mais: Brasil é líder em crimes virtuais na América Latina

10 milhões de pessoas precisarão reconfigurar softwares. (Foto:Divulgação)

Mudança no envio de emails no Brasil

A nova regra para o envio de emails foi estipulada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. Assim, os provedores de acesso e as empresas de telefonia terão que deixar de trabalhar com a porta número 25 e adotar a 587, considerada mais segura.

Leia Também:  Mapa da Internet 2007

Diferente da porta 25, a 587 é capaz de conferir login e senha do usuário antes de começar a disparar emails. Com este novo recurso de segurança, as redes zumbis que atuam nas contas de terceiro terão mais dificuldades para continuar atuando.

Embora milhões de pessoas usem o serviço de emails, não são todas as pessoas que serão impactadas. A mudança não vale para os usuários de webmails, mas apenas para aqueles que trabalham com algum software. As redes corporativas, que costumam utilizar a porta 25, terão que reconfigurar o sistema para que as mensagens não sejam bloqueadas na hora do envio.

A porta padrão era 25, mas agora ela passa a ser número 587. (Foto:Divulgação)

Quem tiver o programa de emails afetado pela mudança deve reconfigurar da seguinte forma: acessar a aba ‘configurações de email’, selecionar o item ‘porta de saída’ e trocar o número de 25 para 587. Em casos de dificuldades, o internauta deve consultar o seu provedor.

No Outlook Express, o internauta deve acessar a aba ‘ferramentas’, depois escolher o botão ‘contas’ e abrir a opção ‘propriedades’. A mudança do número da porta de saída é realizada através do item ‘avançado’.

Veja também: Dicas para evitar ataque de hackers no seu email

Top