Nova Possibilidade de Tratamento: Vacina contra Hipertensão

No mês de agosto foi apresentada à chamada vacina contra hipertensão no XVI Congresso Brasileiro de Hipertensão, uma novidade que pode mudar para melhor a vida das pessoas que sofrem com a hipertensão.

Através de pesquisas foi descoberta a possibilidade da produção de um anticorpo que tem capacidade de agir sobre a angiotensina II. Segundo o presidente e coordenador do congresso, Antonio Felipe Sanjuliani, a angiotensina II é um hormônio produzido pelo organismo. Em determinadas condições, ela pode aumentar a pressão arterial induzindo a hipertensão. Aí o anticorpo entraria em ação inibindo a atuação deste hormônio.

Porém, a pesquisa feita por cientistas suíços ainda não foi concluída, pois foi realizada com um número muito restrito de pacientes. Assim como também não há previsão definida sobre utilização do método.
Antonio Felipe diz ainda sobre a possibilidade de a vacina substituir todas as outras formas de tratamentos: “a vacina atuaria sobre um dos principais mecanismos responsáveis pelo aumento da pressão, mas não em todos. E certamente seu uso não descartaria a necessidade de seguir hábitos saudáveis, nem a possibilidade do uso de outros medicamentos para controlar a pressão”.

Ele também explica que a vacina poderia substituir somente o grupo de medicamentos que agem na mesma direção que ela. Ou seja, remédios que agem sobre os efeitos da angiotensina II. As pessoas que tem pressão alta por causa da ação da angiotensina II poderiam se beneficiar, com a vacina, tomando-a de quatro em quatro meses.

No entanto, a substituição dos medicamentos necessitaria de estudos. Pois os medicamentos atuais que tratam a hipertensão, além de controlá-la estes tem a capacidade de produzir efeitos benéficos a vários órgãos e tecidos. Por enquanto, não se sabe se esses benefícios serão oferecidos também pela vacina contra hipertensão.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply