Novo Fiat 500L – Lançamento

A família do pequenino “Cinquecento”, da Fiat, acaba de ficar maior, com a confirmação do lançamento do Novo Fiat 500L 2012, minivan que chegará…

Por Andre em 06/02/2012

O Fiat 500L será vendido primeiramente na Europa

A família do pequenino “Cinquecento”, da Fiat, acaba de ficar maior, com a confirmação do lançamento do Novo Fiat 500L 2012, minivan que chegará para compor a gama do compacto, ficando como uma opção mais familiar, já que terá espaço para carregar até cinco pessoas.

O modelo, de cinco portas, é uma versão alongada do hatch, e foi inspirado na 600 Multipla, minivan comercializada na Europa entre o final dos anos 50 e o início dos anos 70, obtendo bastante sucesso nas vendas. Misturando características de utilitários esportivos e minivans compactas, o novo 500L deverá ocupar o lugar da minivan Idea no velho continente, de acordo com especulações da imprensa estrangeira.

Até o momento, a montadora italiana ainda não divulgou muitas informações sobre a nova versão, que estão sendo guardadas para a sua apresentação oficial, prevista para o Salão Internacional do Automóvel de Genebra, na Suíça, que acontece no início do mês de março.

Sabe-se que a minivan terá medidas um pouco mais generosas que o Fiat 500 tradicional, com 4,14 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,66 metro de altura, justificando a letra “L” do seu nome, que vem de “Large” (largo, grande, em português).

Os motores

Serão 3 opções de motores à disposição dos compradores

Para o continente europeu, cujas vendas terão início nos últimos meses de 2012, o novo 500L será oferecido em três versões de motores, sendo duas movidas a gasolina e uma abastecida a diesel. Os propulsores a gasolina são o TwinAir 0.9 litro, de dois cilindros, capaz de gerar 85 cavalos de potência e o MultiAir 1.4 litro, que entrega 105 cavalos. Já o bloco a diesel é o MultiJet II, de 1.3 litro, turbinado, com rendimento de 75 cavalos de potência.

Outras novidades

Além da versão com capacidade de cinco lugares, a minivan 500L deverá ganhar uma opção ainda maior, com nome de 500XL, segundo especulações, que poderá levar até 7 passageiros.

A nova minivan será fabricada na fábrica da Fiat instalada em Kragujevac, na Sérvia, de onde sairá para outros países da Europa. Como o veículo tem aspirações mundiais, segundo a própria Fiat, é de esperar o seu desembarque em outros países. Para o mercado norte-americano, a versão poderá ser montada no México, de onde já sai o atual Fiat 500, nas versões hatch, Abarth e cabrio.

Caso se confirme a sua produção na planta industrial mexicana, existem boas possibilidades do 500L chegar ao Brasil, pois devido ao acordo comercial entre os dois países, a minivan não teria uma carga maior de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), deixando o preço mais em conta para o nosso mercado.

Este é o Fiat 600 Multipla, que serviu de inspiração para a minivan 500L

Top