Nova bateria que pode durar 25 anos Nova bateria que pode durar 25 anos

Nova bateria que pode durar 25 anos

As pessoas que estão pensando em comprar um carro elétrico ou híbrido ficam em dúvida com relação a duração de sua bateria. E o…

Por Élida Santos em 13/06/2013

As pessoas que estão pensando em comprar um carro elétrico ou híbrido ficam em dúvida com relação a duração de sua bateria. E o pior que as respostas nem sempre são claras, já que muitos costumam dizer que cada bateria tem uma vida útil baseada em sua condição de uso. Porém, no máximo, a bateria do veículo vai conseguir durar 10 anos.

Bateria de carros podem durar mais de 25 anos (Foto: Divulgação)

Bateria de carros elétricos ou híbridos poderão durar 25 anos

Durante evento anual da Sociedade Americana de Química, que aconteceu em abril, estudiosos de várias partes do mundo chegaram a dizer que uma bateria elétrica pode durar de 5 a 20 anos. Porém, existem pesquisas mais promissoras.

Cientistas alemães anunciaram a criação de uma bateria elétrica que pode durar mais de 25 anos. O produto foi desenvolvido pelo Centre for Solar Energy and Hydrogen Research Baden-Württemberg (ZSW, na sigla em alemão). Essa bateria é capaz de manter até 85% de sua capacidade energética depois de atingir 10 mil ciclos completos de recarga.

A bateria pode economizar recursos naturais (Foto: Divulgação)

Bateria que dura 25 anos tem maior densidade

Segundo o estudo publicado no site oficial do ZSW, essa nova bateria que dura mais de 25 anos tem uma densidade de 1,1 mil watts por quilograma, que é cerca de quatro vezes maior do que a densidade das baterias convencionais utilizadas atualmente.

Carro elétrico com bom desempenho por mais de 27 anos

Para se ter uma ideia da proporção dessa boa notícia relacionada a bateria elétrica com maior durabilidade, um carro que use o item poderia não só ser recarregado diariamente ao longo de 27,4 anos, mas também conseguiria manter um bom desempenho. Atualmente, especialistas acreditam que a vida útil de uma bateria chega o final quando ela perde 20% de sua potência máxima.

Uma bateria que dura mais de 25 anos é algo muito promissor, mas a tecnologia ainda está em fase de laboratório. O próximo passo, de acordo com os pesquisadores e engenheiros da ZSW, é desenvolver protótipos maiores para atender industrias.

Top