Notebook ou netbook: qual a melhor escolha?

  Desde que os primeiros computadores portáteis foram lançados, o sucesso e a popularidade foram inevitáveis. É muito prático poder levar o computador debaixo…

 

Desde que os primeiros computadores portáteis foram lançados, o sucesso e a popularidade foram inevitáveis

Desde que os primeiros computadores portáteis foram lançados, o sucesso e a popularidade foram inevitáveis. É muito prático poder levar o computador debaixo do braço, ou mesmo em uma mochila. Como praticamente tudo, a evolução da tecnologia trouxe grandes mudanças aos computadores portáteis, sendo que em alguns casos podem até ultrapassar a tecnologia dos computadores convencionais em relação à usabilidade e  funcionalidade.

Tecnologia avançada

Hoje os computadores portáteis ou notebooks são desenvolvidos lado a lado com os computadores de mesa, trazendo sempre novidades como:

  • Touch screen (‘toque na tela’);
  • Webcam embutida;
  • Tela dupla;
  • Impressão digital.
  • Entrada para cabo HDMI.

Com todas essas vantagens, é difícil não querer um computador portátil. O que dificulta a população a adquirir esse tipo de tecnologia são os preços. Até o momento, não muito acessíveis. Além do que, dependendo da marca, do modelo e das configurações que o notebook possui, podem custar até o dobro do preço dos computadores de mesa convencionais.

O notebook é mais potente, melhor para quem utiliza programas mais pesados.

Como surgiu o netbook?

Após pesquisas realizadas por empresas voltadas ao desenvolvimento de tecnologia avançada e computadores, foi percebido que a grande maioria da população gasta mais tempo navegando na internet e fazendo tarefas simples do que rodando programas e jogos pesados, os quais exijam um computador que possua configurações especiais e mais pesadas. Levando isso em consideração, as empresas resolveram criar os netbooks.

O netbook tem menos funções do que o notebook!

Muitas pessoas utilizam o nome netbook como sinônimo de notebook, algo que não é verdade. Os netbooks, em comparação com os notebooks possuem menos funções. E são inferiores em relação às suas configurações. Como o próprio nome já explica, os netbooks foram desenvolvidos para aquele tipo de pessoa que utiliza o computador apenas para acessar a internet, ou mesmo desenvolver tarefas simples que possam ser executadas por programas leves, como editores de texto. Sabendo que o aparelho possui tecnologia simples, porém igualmente eficaz, seu preço tende a ser menor quando comparado aos notebooks. Isso acaba sendo uma enorme vantagem para os consumidores.

Leia Também:  Facebook lança aplicativo para leitura de notícias

Mas, afinal, qual a melhor escolha?

Para aquelas pessoas que utilizam programas pesados como editores de imagens ou editores de vídeo, o notebook é a melhor escolha. Esse aparelho também é destinado àqueles que desejam rodar jogos pesados, por possuir configurações mais avançadas e melhores.

Agora no caso de usuários que realizam funções básicas e utilizam programas leves, incluindo o maior acesso a internet, os netbooks são uma boa pedida. Além de serem mais acessíveis, em relação ao preço, possuem todas as características para suprir suas necessidades.

Após conhecer um pouco mais sobre os dois aparelhos que conquistaram o mundo, opte por aquele que atenderá da melhor forma o que você precisa e suas utilidades.

O netbook é portátil, porém com menos potência em relação ao notebook

Top