Notas de Corte SiSU MEC

As notas de Corte do SiSU MEC variam de acordo com o curso, e pode ser determinada pela universidade.  Com isso os estudantes podem avaliar em quais instituições têm chances de conseguir uma vaga antes que as inscrições terminem nesta sexta-feira, 10 de janeiro de 2014. O prazo para alteração de cadastro também acaba nessa mesma data.

Notas de corte do Sisu variam (Foto: Divulgação)

A relação também informa a relação candidato-vaga para cada curso e o número de inscrições que cada instituição já recebeu. Os candidatos que têm direito a uma vaga através de políticas afirmativas devem entrar no sistema para acessar as vagas a que estão aptos.

As notas de corte divulgadas consideram o peso atribuído a cada uma das provas do Enem pelo curso ou pela instituição. Se o candidato não quiser alterar seu cadastro e não obter a nota suficiente para a carreira escolhida, o sistema emitirá uma mensagem informando que ele não pode entrar na disputa.

já estão disponíveis para consulta, além disso outras informações como relação de candidato por vaga e número de inscritos por cursos também estão online no site do SISU, na realidade estas já estavam no site.

O Sisu 2014 está com inscrições abertas até o dia 10 de janeiro (Foto: Divulgação)

Conforme os últimos dias de inscrição no sistema de seleção unificado se aproxima o Mec implementa recursos para ajudar os alunos, por exemplo as notas estão sendo atualizadas no final de cada dia, fazendo assim uma espécie de balanço do dia anterior, de certa forma isso tem ajudado na escolha do curso, se tem algum muito concorrido ou com uma nota de corte muito alta o aluno irá visualizar rapidamente tal informação.

Notas de Corte do SISU MEC

Fazendo uma rápida consulta é fácil mesmo escolher um curso. Na busca é exibida a quantidade de vagas, ao lado a quantidade de inscrições para este curso, após a relação de candidato/vaga, depois a “maior nota” e por último a nota de corte. Só pode conferir a nota de corte quem se inscreve no Sisu, pois ele consegue ver a lista com as notas de corte, pois assim que se inscrever o sistema avisa se sua nota está acima da nota de corte ou se nem a atinge.

O Sisu oferece várias possibilidades para quem quer estudar (Foto: Divulgação)

Como se inscrever no Sisu?

Os estudantes interessados em participar do processo seletivo, que usa exclusivamente a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), poderão concorrer a uma das 83.125 vagas disponíveis em 83 instituições públicas. Para fazer a inscrição no Sisu, é preciso informar senha e número de inscrição no exame.

O candidato precisa definir se deseja concorrer às vagas gerais ou às destinadas para cotas. O sistema seleciona, por ordem de opção, qual o curso em que o candidato está apto a ser aprovado.

Os classificados vão ser escolhidos dentro do número de vagas abertas em cada carreira. Caso tenha sido aprovado nas duas graduações que escolheu, o aluno poderá se matricular apenas na primeira opção e não poderá disputar vagas em outras etapas do Sisu.

Os aprovados não poderão participar da lista de espera do Sisu, mesmo que não tenham se matriculado na faculdade. Serão feitas três chamadas sucessivas e, em cada uma delas, os selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula.

Quem for aprovado na segunda opção de curso continuará concorrendo a uma vaga na carreira que havia sido escolhida como primeira opção, mesmo que já tenha feito a matrícula na instituição de ensino. Isso permite ao aluno ocupar uma vaga caso haja desistências.

Se o candidato for chamado para ocupar uma vaga no curso de primeira opção, sua entrada no curso alternativo será cancelada. Quem não for chamado em nenhum dos dois cursos pode confirmar interesse em ficar na lista de espera e aguardar uma nova oportunidade. Com isso, o Sisu deve ter apenas uma rodada.

É preciso ficar atento ao período definido pela faculdade para a entrega de documentos obrigatórios para a matrícula.

Inscrições do Sisu 2014

As inscrições para primeira etapa terminam no dia 10 de janeiro, às 23h59. Portanto se ainda não fez sua inscrição é bom se apressar. O resultado da primeira etapa será divulgado em 13 de janeiro, site para fazer seu cadastro: http://sisu.mec.gov.br.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

4 Comments - Add Comment

Reply