Nota Fiscal Eletrônica Paraná

A nota fiscal eletrônica é um documento digital que já está sendo gerado no estado do Paraná com o objetivo de controlar o trabalho…

Por Isabella Moretti em 03/09/2015

A nota fiscal eletrônica é um documento digital que já está sendo gerado no estado do Paraná com o objetivo de controlar o trabalho dos prestadores de serviços. Esse recurso tem seus dados armazenados eletronicamente e dispensa qualquer gasto com impressão. Em diversos estados, a nota fiscal eletrônica tem ganho cada vez mais força e os contribuintes estão mais cientes da importância que ela tem.

Nota Fiscal Eletrônica Paraná

O projeto de nota fiscal eletrônica entrou em vigor em 2006, submetendo alguns estados brasileiros a testes. Os resultados dessa nova tecnologia foram tão promissores que não demorou muito para que outras localidades do Brasil adotassem o documento digital para controlar diversos tipos de operações no mercado.

A nota fiscal eletrônica PR funciona de uma forma diferente aos demais estados, não usando o conceito do SEFAZ Virtual para a emissão do documento eletrônico. Para que os paranaenses façam o credenciamento, é necessário passar por duas etapas: Requerimento e Homologação Técnica. É importante respeitar a legislação nos procedimentos fiscais para que emissores ou receptores da nota não sejam prejudicados.

O sistema moderno da NF-e online Paraná garante aos contribuintes informações sobre o acúmulo de pontos e benefícios. As vantagens da emissão nota fiscal PR são destinadas tanto para prestadores de serviços como também para os clientes, por isso o sistema tem se revelado tão viável no mercado.

Com a nota fiscal eletrônica, diminuem-se os gastos com impressão e armazenamento, os documentos podem ser gerenciados eletronicamente, ocorrem melhorias no planejamento logístico e se reduzem os erros de escrituração. Para se tornar um emissor da NF-e, a empresa precisa informar o número do CNPJ, o tipo de estabelecimento e se enquadrar em todos os demais requisitos que constam no manual de credenciamento NF-e Paraná.

NF-e Nota Fiscal Eletrônica

A nota fiscal que será gerada pelo sistema não tem validade jurídica quando enviadas ao ambiente de homologação, mas em caso de ambiente de produção elas são válidas e substituem as tradicionais notas de papel. As consultas NF-e Paraná podem ser feitas através da internet e permite que os usuários realizem as seguintes atividades: cancelamento de nota, situação atual NF-e e inutilização. A consulta completa (homologação ou produção) pelos estabelecimentos credenciados exige a chave de acesso para que o sistema conceda as informações.

O aplicativo de Emissor NF-e é gratuito e qualquer empresa paranaense é capaz de utilizar. Para consultas ou novas informações, acesse o site SEFA-PR.

Top